29.11.08

Diabetes 1 e 2

Ai meu amigos, daqui a pouco começarei a escrever sobre DIABETES 1 e 2. Valeu!?!?
Muitos não sabem qual é a diferença entre 1 e 2, e quais as suas consequencias. Um abraço e me esperem.

27.11.08

EFEITOS TERAPÊUTICOS - HIDROTERAPIA

As propriedades físicas da água e sua capacidade térmica desencadeiam efeitos terapêuticos, sensório-motora e psicológicos.
Efeitos terapêuticos gerais:
- facilita a melhora de processos inflamatório;
- reduz o espasmo muscular;
- promove melhora na amplitude de movimento;
- facilita reeducação da marcha;
- promove independência funcional;
- reduz tônus;
- fortalece os músculos;
- facilita o ortostatismo;
- facilita o manuseio do paciente em várias posições;
- facilita o trabalho da coordenação motora global;
- previne deformidades;
- diminui o impacto e a descarga de peso sobre as articulações, evitando sobrecargas e movimentos às articulações dos membros inferiores.
Efeitos sensório-motores:
- facilita as reações de endireitamento e equilíbrio, visto que não existem apoios e o paciente é obrigado a promover alterações posturais;
- reduz os estímulos proprioceptivos à medida que aumenta a profundidade, diminuindo a descarga de peso.
Aspectos psicológicos:
- melhora a imagem corporal;
- proporciona bem-estar físico e mental;
- descontrai;
- alivia a tensão e o estresse;
- proporciona sensação de prazer;
- promove integração e socialização;
- estimula a autoconfiança;
- diminui a ansiedade;
- proporciona aprendizagem de novas habilidades;
- promove melhor conhecimento do corpo e de suas limitações.
Fiorelli, Alexandre.
Hidrocinesioterapia : princípios e técnicas terapêuticas / Alexandre Fiorelli , Eduardo Aguilar Arca - Bauru, SP

26.11.08

O VALOR DE UMA CONQUISTA.

Hoje presenciei no tratamento de um senhor de 79 anos a alegria de voltar a caminhar, a dar cada passo dentro de um lugar que pode ser para alguns um meio chato de se tratar, mas para outros um lugar que dá a sensação de vitória, de ultrapassar obstáculos, de se sentir útil outra vez, de saber que a vida ainda tem o seu valor, de querer mais e mais ser capaz.
Esse Senhor me mostrou que a felicidade não vem de um carro novo, de uma casa nova, de um namoro novo, de um filho novo, de uma roupa nova, de um sapato novo, de um anel novo, de uma corrente nova, de um relógio novo, e sim de uma conquista que gostaria de vencer e superar: O ATO DE ANDAR!!!
Os olhos desse Senhor brilhava a cada passo, a cada exercício, a cada movimento da água batendo em seu corpo. Os braços se mexendo pra lá e pra cá, deixando as ondinhas baterem no peito (tórax).
Quando comecei a mostrar a ele que o próprio podia fazer exercícios de elevação das pernas, flexão de joelho, chutar a água, andar (com dificuldade) de lado, andar de costas, pegar o alteres e fazer exercícios para os braços e mais alguns, a emoção tomou conta desse senhor e começou a viver e dizer o que se passou nos tempos áureos de sua mocidade.
Passamos entre 45 a 60 minutos fazendo exercícios, alongamentos, tratando dos seus músculos fracos (por enquanto). Me emocionei!!!!
É ótimo sentir que as pessoas se sintam felizes por conquistar em seus tratamentos tudo aquilo que precisava para dar continuidade as suas vidas.
A Hidroterapia é de forma decisiva a melhor maneira de se ter uma resposta mais rápida em certas reabilitações.
"As pequenas conquistas da vida é de suma importância para alto estima."

24.11.08

É O MEU ORGULHO E UM PRAZER DE FELICIDADE.

Tive e tenho o prazer de trabalhar com muitos pacientes na hidroterapia. Pacientes que sempre necessitará de um trabalho cauteloso, com cuidados especiais, com calma, passando segurança e principalmente tentando incluir esses pacientes na sociedade.
A alegria ou mesmo a felicidade desses pacientes quando conseguem conquistar e até mesmo ultrapassar as dificuldades impostas pela vida é fantástica, é muito gradificante e é um orgulho para ele. O brilho nos olhos desses pacientes por terem superados (mesmo dentro de uma piscina) a satisfação da família e de todos que os rodeiam e de se impressionar.
A verdade é que esses pacientes são de total importância para qualquer atividade na área da reabilitação.
O ambiente aquático dá um reforço na moral e dá total liberdade de movimento e isso, ajuda na reabilitação, pois diminuiem os riscos de queda e do medo de encarar a vida como ela é.
Gostaria de deixar aqui nessas breves linhas de meu blog a felicidade de ver os pacientes (todos) a conquistarem aquilo que mais necessitam: VENCER OS OBSTÁCULOS.
A sensação de dever cumprido é um fator priomordial para minha atividade. Ver o paciente chegar com outro astral nas sessões, dizendo que conquistou isso e aquilo e maravilhoso; não a preço que pague a vitória deles.
Agradeço a todos os meus pacientes que estiveram e que estão comigo até hoje, pois sem eles não seria o profissional que sou. Muito obrigado por confiarem suas vidas a minha pessoa e por me fazerem cada dia mais feliz e realizado.
O MEU MUITO OBRIGADO!!!!!
Paulo Amorim

22.11.08

RESPOSTA AO E-MAIL DO CÉU.

Sei que não esta tudo bem! apesar de tudo que esta acontecendo aqui embaixo, eu fico meio (ou inteiro) preocupado. Eu sei que não estou fazendo nada certo ou quase certo, mas se possível quero explicar alguns fatos ou histórias que se passaram comigo e com certos amigos e familiares que sempre me deram apoio e que nunca percebi. É claro que Vossa Senhoria tem que dar um desconto pois sou ser humano e sou digno de erros (erros que não deveriam magoar, machucar, ferir, entristecer, chorar ou até mesmo passar vergonha, mas sou ser humano!).
Confesso que errei, mas, jogue a primeira pedra aquele que nunca errou!!! Poxa, tenho que me proteger de certas pessoas que também não me respeita; que me fazem de bobo; que fazem passar vergonha na frente de outras; me defender é errado?
Tenha compaixão.
Quando deito minha cabeça no travesseiro, penso nas coisas que fiz, e ai, vem uma magoa, tristeza, um desespero para correr e não olhar para trás.
Desculpe.
Não gostaria de subir tão rápido. Sei que tenho que mudar muitas coisas na minha vida, mas me dê uma chance (mais uma!!!!). Sou muito novo e tenho uma vida pela frente e gostaria de ver meus filhos crescerem, minha mãe se orgulhar de mim, de devolver tudo que roubei e até mesmo, parar de correr com o carro de meu Pai.
Anjo, porque que todas as vezes que faço alguma coisa de errado, sou criticado e massacrado? e quando faço alguma coisa de bom, até esquecem que eu existo? Não deveria ser ao contrário?
Me perdoe.
Cada dia vou melhorar minhas atitudes. Sei que é muito difícil, mas tentarei e se não der, acho que terei que subir mais rápido do que eu possa pensar.
Será que todos estão recebendo o que recebi? ou seja, o e-mail dai de cima ou é só para mim? Gostei muito do que você escreveu, mas acho que algumas frases que li, você pegou meio duro, mas sei que é para o meu bem e que devo mudar minhas atitudes.
Calma, preciso que você esteja muito calmo para ter mais paciência, valeu? Mais uma vez quero te lembrar que sou SER HUMANO.
VOU MUDAR, MAS PRECISO DE TEMPO E ORIENTAÇÃO. QUERO QUE SEMPRE QUE PUDER, ME MANDAR E-MAILS, quando é claro, eu pisar na bola.
MUITO OBRIGADO POR TUDO.
P.C.G.A.

20.11.08

E-MAIL DO CÉU

Se cada pessoa tivesse um ANJO, e ele te manda-se um e-mail do céu para você saber como anda a sua própria vida, com certeza todos dariam mais valor no que faz ou na atitude que as vezes terá de tomar.
Seria assim:
Oi? Como vai? Tudo bem? (Você acha?).
Estou lhe enviando um e-mail para que você possa resolver algumas coisinhas na sua vida, se não? Bom acho melhor colocar as barbas de molho pois não vai gostar nada do que eu tenho para lhe dizer.
Iniciaremos com um toque bem sutil: CARA, tá brincando com sua vida é? correndo com o carro do seu Pai e nem as pessoas que tanto te amam estão sabendo dessa sua idiotíce. Você é burro? Quer matar outras pessoas que são inocente?
PORQUE ta fazendo gracinha de beber tanto assim de segunda a segunda? tá ficando saidinho né? acha que quando bebe vira homem? acha que quando bebe pode falar tudo que esta engasgado para as pessoas que você não gosta? Pode ficar vomitando por ai e com todo carinho sua mãe vem e limpa para depois você voltar a fazer tudo de novo? A!!!! ia me esquecendo: Paga primeiro suas contas para fazer outras e vê se para de pedir dinheiro para os outros e para sua familia para sustentar seu vicío.
QUE LINDINHO!!!!!!!! VAI ASSALTAR porque não tem como sustentar seus vicíos das drogas? Estou começando a pensar que você é completamente IDIOTA MESMO. Trabalhar não quer não? Capinar um jardim, lavar carro, vender picolé, engraxar sapato, vender pirulito, arrumar um emprego digno você não esta a fim, tá? E precisa assaltar um pobre coitado que acabou de ganhar o seu dinheiro suado do mês para sustentar os filhos? Bater em alguem? Chutar? Espancar? Furar com faca ou com uma bala de revolver? Você não pensa que do outro lado pode ter uma pessoa mais rápida que você e pode te matar primeiro? TA FICANDO DIFICIL PARA SUSTENTAR ISSO AQUI EM CIMA HEIN!!!!!!!
O RAPAIZINHO GRITANDO COM O PAPAI E COM A MAMÂE! Vai gritar com as pessoas que passou várias vezes em claro (noite após noite) te sustentando, trocando fraldinha, lavando suas roupas, aguentando o seu choro infernal na madrugada. CARA, TÚ ÉS MUITO... bom deixa prá lá pois estou aqui no céu e sou só um anjo tentando abrir seus olhos.
VOCÊ NÃO SUBIU AO ALTAR E NÃO JUROU FIDELIDADE PARA SUA ESPOSA? E poque esta traindo sua amada? Ela não tem aquilo que todas tem? Ela não te dá carinho? amor? cumplicidade? sexo? CARA, ELA É IGUAL A TODAS!!!!!! Larga a mão de fazer isso que você pode chegar um dia a deixa-la doente ou com um virus que pode matá-la. Ela é a mãe de seu filhos, seu burro!! Acorda, para não ficar sozinho na vida. Seja sensato e não deixe que essas coisas de traição acabe com a vida sua e a dos seus entes queridos.
QUER QUE EU TE TRAGA RÁPIDO????? QUER? Ainda não notou que eu posso mandar um e-mail para o superior e pedir para que Ele te traga rápido para não causar mais danos?
TA MENTINDO QUE ESTA ESTUDANDO E NÃO ESTÁ. Tá pensando que esta enganando quem? as outras pessoas? não seu burro é pra você mesmo. Se você acha que vai ficar novinho, lindinho, gatinho para o resto da vida, tá enganado!!!!! Você vai ficar velhinho também e ai quem vai te sustentar? o SUS? a Aposentadoria? a Familia? NÃO!!!!!!!! É você mesmo.
Bom cansei, daqui a alguns dias ou até mesmo meses estarei de volta para te alertar para algumas coisas que você precisa ficar esperto se não.... VAI SUBIR RÁPIDO! VALEU?
Do seu amigo e anjo (que já esta ficando de saco cheio de tantas besteiras sua).
Obs: LEMBRE-SE: ESTOU TE AVISANDO PARA NÃO CHEGAR AQUI EM CIMA E FALAR QUE NÃO FOI AVISADO.
ANJO.

13.11.08

Que cena Maravolhosa. Não acreditei quando vi.

CAROS AMIGOS:
Tenho o prazer de lhes contarem uma coisa que presencie indo caminhar. Isso foi tão surprientende que não tive nem reação ou alguma coisa que me deixa-se assustado. É claro que isso tem um jeito meio apavoroso, mas... como diz o velho ditado: Um gato jogado na parede, ele pode miar.
Vamos lá. Subindo uma rua, aqui perto de casa, me deparei com uma cena que as vezes não dá pra creditar, não é que estou duvidando, mas não dá para acreditar. Esssa cena pensei em nunca presenciar. Aquilo me mostrou que não existe mais nada para acontecer (ou vai acontecer?). Olha que já vi coisas que só algum ser humano já viu ou nunca, mas essa cena é de tirar o folego.
Era 07:00hs quando virando uma esquina me deparei com uma Senhora de uns 75 ou 78 anos agachada do lado de um carro, pensei comigo: ou deve estar passando mal ou perdeu alguma coisa, ou esta fazendo xixi, cagando ou sei lá. alguma coisa ali esta acontecendo. fui chegando perto, mais perto, mais perto e quando estava bem do lado perguntei: Minha senhora o que houve? esta passando mal? perdeu alguma coisa? A mulher olhou com um rosto sereno e sem pestanejar me disse: Você não esta vendo? Estou trocando o pneu do meu carro que acabou de furar. E eu estava sozinha e tive que me virar. Eu perguntei para ela: A senhora quer uma ajuda? A senhora virou e disse: Não já estyou acabando.
Mas como? perguntei, como a senhora terminou? A senhora fez sozinha? Ela disse: E tem mais alguem aqui? Você acha que é só porque tenho a idade superior a 70 anos que eu não posso trocar um pneu de carro, ainda mais sem a ajuda de um homem? Fica tranquilo que eu estou bem, só estou terminando e se eu fosse você continuaria a caminhada.
Cara, essa cena me deixou assustado e ao mesmo tempo feliz, pois hoje em dia você vê senhoras que não tem nem estimulo para viver e presencia uma cena dessa natureza. Não enho nem palavras para expressar o quanto fiquei feliz.
Fico pensando como seria bom, se todas as pessoas que já passaram dos 70 anos tivesse essa garra, paixão pela vida, simplicidade, e até mesmo ficar feliz por estar trocando um pneu de um carro que as vezes nem um homem consegue trocar.
Que lição de vida, não acha?
Enquanto muitos ficam reclamando de não ter ninguem para ajudar, vem uma pessoa, sabendo que não teria ninguem para ajudar, colocou a mão na massa e se virou sozinha.
É uma cena incrível e que gostaria de relatar para vocês. Valeu e até a próxima.

12.11.08

REVOLTA!?!?! NÃO SEI!

Saber um dia voltar atrás é digno de um campeão, vitorioso, guerreiro. Muita das vezes que você deixou de dar um passo para trás, deve ter ficado chateado, magoado, triste, principalmente, sabendo que você pisou e machucou a pessoa que esta ouvindo. Quando chegamos ao ponto de tentar ver o que e por que aconteceu essa loucura, não temos muita escolha e colocar o rabo entre as pernas pedir desculpas ou até mesmo perdão.
Mas tem um momento que você para e pensa com cautela, com calma, visualizando cada passo do que aconteceu. Será que você machucou a pessoa por que quis? será que a pessoa não te deixou sem saida? será que tambem você não foi machucado? será que tudo que aconteceu é problema seu? Mesmo? Será que você não se esqueceu de alguma coisa que te fez ter essa atitude? Você esta mudando o seu jeito de ser por causa das várias situações em que passou com a pessoa que estava do seu lado? Cansou de ser massacrado? Agredido? Será que isso que você esta fazendo é reflexo de situações que um dia você passou e que prometeu a si mesmo que não iria passar?
Bom, tenho que pensar em tudo. Não sou o dono da verdade, pois, atire a primeira pedra, quem nunca errou na vida!
Quando você abdica de muita coisa e essas coisa te fazem falta no dia-a-dia, você fica triste pois você tem que sair dessa e partir para outra, para encontrar a felicidade (mesmo que demore muito).

5.11.08

HIDROTERAPIA e seus EFEITOS.

Uma das maiores preocupação que tenho é saber que tem muita gente não sabe o que a hidroterapia faz de benefício para as pessoas que necessitam desse tratamento.
Muitos confundem com hidroginástica, e isso faz com que certas pessoas chegam a ficar indecisa em qual precisão. Hoje mesmo, pela 45º vez tive que explicar em que a hidroterapia atua, qual a sua prioridade, o que trabalhamos, qual é o seu efeito, porque muitos preferem a hidroginástica e não a hidroterapia (principalmente por causa do valor), enfim, relaciono abaixo os efeitos terapêuticos da Hidroterapia:
- Diminuição da dor;
- Diminuição do espasmo;
- Diminuição do inchaço;
- Diminuição da ansiedade;
- Aumento da força muscular;
- Aumento da resistência muscular;
- Alongamento com menos tensão muscular e tendíneo;
- Relaxamento (corporal);
- Marcha;
- Respiratória;
- Agilidade;
- Equilíbrio;
- Trabalha a ADM (Amplitude de Movimento);
- Lateralidade;
- Propriocepção;
- Flexibilidade;
- Disfunções Posturais;
- Coordenação Motora;
- Impossibilidade de sobrecarga nos Membros Inferiores;
- Interação Social (principalmente, pois o paciente necessita de ter uma ajuda psicológica por causa de estar acometido pelo problema que já vem o acompanhando).
A Hidroterapia é uma das modalidades terapeuticas da Fisioterapia e que tem por finalidade a prevenção e a cura das mais variadas patologias.

3.11.08

HOJE É MEU ANIVERSÁRIO

OBRIGADO PESSOAL POR ME DAREM PARABENS!!! QUE DEUS ABENÇOE E AJUDE TODOS VOCÊS!!!!! MUITO E OBRIGADO MESMO. BJS E ABRAÇOS A TODOS.