30.8.09

Sou só uma Criança!!!

O que é ser criança? ser criança é deixar de lado a sinceridade? É deixar de lado o mal humor? É deixar de lado as gracinhas? É ser um irmão exemplar? É assumir o lado adulto? É entender os outros e não ser entendido? É ser capaz de se passar despercebido? É deixar que a irmã tome conta de tudo? É perder tudo por causa da impaciência? É ficar na espera de um momento para falar? O que é ser criança? Por favor me dizem o que é ser criança?
Sou um garoto que vivo muito além de minha idade, mas isso me torna uma criança forte, amado pela minha família, e.... muito mais. Sou sim, sou muito feliz e quero mostrar ao povo que tenho valor e ser o Rei do terrero... Mas lembre-se: só sou uma pequena criança e quero muito brincar.

28.8.09

Sou Fisioterapêuta!!!!!

Quem sabe um dia encontrarei uma pessoa que me desvende! Quem sabe um dia irei acordar e ver um mundo totalmente diferente sem assassinato, corrupção, violência contra a mulher, criança e idosos.
Quem sabe um dia iremos encontrar a Paz de que tanto procuramos!! Quem sabe um dia não iremos ter fome, guerra, catastrofe!!!
Quem sabe um dia não iremos precisar de trabalhar tanto até chegar a exaustão!!!
Quem sabe um dia voltaremos ao príncipio para entender o futuro!!!!
Quem sabe um dia irei acordar desse sonho!! Quem sabe um dia!!!!

27.8.09

Como é bom ser FISIOTERAPÊUTA!!!!!

Ser fisioterapêuta é uma dádiva de Deus; é ser a presença que falta na alma ou na vida de qualquer pessoa; é ser capaz de entender o antes, o meio e o final de qualquer recuperação; é trazer para dentro de si a responsabilidade da profissão; é tentar entrar num mundo que no começo é desconhecido e quando ao passar do tempo vai entendendo a capacidade de ser grande; é conhecer Deus e sentar do lado Dele; é saber recuar e ir em frente nas decisões; é ser capaz de se sentir útil para o paciente.
Ser Fisioterapêuta não é ser esnobe; querer ser o Rei ou a Rainha da cocada preta; achar que tudo pode sozinho e depois se sentir perdido no espaço e no tempo; não enganar o paciente na hora H; não ser frio; não ser pessímista; não ser feliz na profissão.
Hoje a importância de fisioterapia no mundo é de total certeza. Quem é que nunca precisou ou ouviu alguem falar que já foi se tratar na área de Fisioterapia? Que Profissão linda para sentir o que a pessoa que esta na sua frente sente (dor, incomôdo, fraqueza, deformidade, entre outras).
Veja como é belo a área que estamos. Podemos trabalhar em várias áreas da Fisioterapia, ou seja, Motora, pediatria, geriatria, UTI neonatal, UTI adulto, eletroterapia, massoterapia, pilates, HIDROTERAPIA, RPG (reeducação Postural Global); Ortopedia, Neurologia, etc. Tem lugar para todos na área. Não precisa passar por cima de alguém para se sentir o máximo, o lugar ao sol é para todos.
Como é recompensador uma pessoa agradecer por você ter sido o anjo da guarda na hora que mais ela precisou; Como é gratificante uma pessoa que a tempos não andava por causa do medo e com algumas sessões ela inicia o que ela mais desejava: ANDAR; Que belo o sorriso de uma criança Down, com paralisia, com sídromes, cadeirante, etc.
Podemos mudar o rumo de uma história nas poucas sessões que realizamos.
A gratidão e o sorriso daquela senhora ou senhor idoso que nunca tiveram uma mão estendida para ajudá-los a voltar a caminhar de cabeça erguida nesta vida conturbada.
Sou Fisioterapeuta com muito orgulho e sempre trabalharei com dignidade e compreenssão nesta profissão que tanto me faz feliz.

26.8.09

A Hidroterapia na Síndrome de Prader-Willi

Quando acontece de aparecer na sua frente um paciente com essa síndrome, logo, você pensa: por onde começar? o que devo fazer? qual será a resposta do Tratamento? será que o paciente vai entender tudo que eu quero que ele faça na água? e muitas perguntas que rodam na cabeça. Calma, fique tranquilo, não a nada a temer é só você; assim que terminar a Anamnese, verificar o que a sídrome acomete e quais são as suas particulariedades.
Tenho um paciente que esta comigo a mais de dois anos e meio e sempre tive um papo aberto com sua mãe (que acompanha-o em todos os tratamentos). Toda vez que ele chega para ser atendido por mim, a primeira coisa que pergunto: se ele esta fazendo uma dieta ou uma reeducação alimentar e se esta aplicando o hormônio de Crescimento (isso é muito importante para que nós (profissionais) tenhamos em mãos como ele esta durante sua AVDs (Atividade de vida diárias). Se perdeu peso ou ganhou por causa do Hormônio; se esta sentindo o peso do corpo nas articulações dos MMIIs (Articulação do quadril, joelho e tornozelo).
É importante frisar que na maioria das vezes o paciente já vem com obesidade mórbida (Ai!!! Toma cuidado Profissional, pois você pode estar com uma pequena bomba relógio nas mão e você não pode estar ligado em tudo. Veja como anda o sistema Cardíaco do paciente).



Inicia com o paciente caminhando em todas as direções:


- Marcha normal (3 a 4 vezes - indo e voltando);
- Marcha com elevação dos joelhos;
- Marcha com flexão de joelhos;
- Marcha com elevação de toda a perna (como se estivesse chutando uma bola);
- Marcha de costas;
- Marcha lateral com alteres (alteres de plástico com água dentro);
- Marcha normal com alteres flexionando e estendendo os braços (Flexão de ombro, cotovelo e punho);
- Marcha com resistência (prancha) - o braço estendido e as mãos segurando a prancha para fazer resistência;
- Marcha com bastão fazendo flexão e extensão de braço - EQUILIBRIO, PROPRIOCEPÇÃO, LATERALIDADE;
- Parado e com o bastão (nas costas) na altura de sua nádega, fazer uma pequena hiperflexão de ombro (10 a 15 vezes - 3 séries);
- Encostado na parede: fazer Flexão de quadril (perna extendida - chute 10 a 15 vezes - 3 séries);
- Encostado na parede: fazer flexão de quadril (elevação do joelho - 10 a 15 vezes - 3 séries);
- Encostado na parede: Adução e Abdução de pernas (10 a 15 vezes - 3 séries);
- De frente para parede e com a coluna ereta: fazer Extensão de quadril (jogando toda a perna para trás - 10 a 15 vezes - 3 séries);
- De frente para a parede e com a coluna ereta: fazer Flexão de joelhos (10 a 15 vezes - 3 séries);
- De frente para parede e em cima de um step: as pernas na extensão do step, flexionar quadril, joelho e tornozelo - como se estivesse sentando numa cadeira (10 a 15 vezes - 3 séries);
- Encostado outra vez na parede: com alteres (de plástico e com água dentro) fazer: Flexão e extensão de ombro; Adução e abdução de braço; Adução e abdução horizontal de ombro; Flexão e extensão de cotovelo;
- Com o macarrão fazer bicicleta no máximo 5 a 7 minutos (com muita calma);
- Com macarrão fazer batida de pernas (Craw) - só batidas de pernas, nada de fazer alguma coisa com os braços (braçada juntamente com as pernas - ele as vezes não vai coordenar);
- Respiratória é muito importante: Faça 3 inspirações e 3 expirações, na quarta vez pede para segurar o ar (apnéia) e mergulhar e soltando bolhas pela boca até acabar o ar (calma, muita das vezes o paciente sente vertigem (tontura));

Termine com um breve alongamento e um relaxamento para voltar ao normal.

Esse tratamento acima descrito foi feito com o meu paciente e os resultados são fantásticos. É claro que cada um tem o seu tipo de tratamento e respeito, mas esse acima descrito tem me dado um respaldo muito grande no tratamento dessa Sídrome.

Obs: Muito cuidado com o ouvido do paciente quando colocar ele flutuando, pois ele pode recusar por entrar água em seu ouvido. O tratamento vai por água abaixo e você fica muito frustrado.

Técnicas: Bad Ragaz, Método Halliwick, Watsu, entre outros; só se o paciente concordar, pois tudo para ele é novo.

Obrigado e que se alguém tiver alguma idéia a mais me mande um comentário. Abraços a todos!!!

25.8.09

A Hidroterapia na Sídrome de Prader-Willi

Daqui alguns dias estarei relatando o Tratamento de Hidroterapia na Síndrome de Prader-Willi. Esse tratamento é de grande importancia para o Portador dessa Sídrome e que gostaria de relatar para todas as pessoas que trabalham ou vão trabalhar com Hidroterapia. Um abraço e até lá.

Sídrome de Prader-Willi - Uma visão simplificada.


A Síndrome de Prader-Willi é causada por uma desordem genética rara com origem no cromossoma 15. e entre seus sintomas pode afetar o apetite, crescimento, tônus muscular, metabolismo e o desempenho cognitivo e social.

A hiperfagia - ausência da sensação de saciedade, e uma constante sensação de fome - sem intervenção, pode ocasionar OBESIDADE SEVERA ainda na infância entre outras complicações.

É importante relatar certos tipos de tratamento para chegar ao tratamento que preciso descrever sobre a Hidroterapia.


TIPO DE TRATAMENTO:

- Emergência Terapêutica esta na manutenção de uma nutrição adequada;

- No período escolar a alimentação não pode exceder 1.000 a 1.200 Kcal por dia;

- Administrar o uso de hormônio de crescimento;

- Fisioterapia: iniciada precocemente pode melhorar o Tônus muscular;

- Hidroterapia (Importantíssimo - será relatado);

- Terapia Ocupacional;

- A integração do paciente na sociedade em geral, retirando principalmente o precoceito de alguns que teimam em dizer que é desleixo da familia em deixar chegar na OBESIDADE MÓRBIDA;

- Psicologia: é importante explicar ao paciente que tem a Sídrome o Porque que sou diferente dos outros na estrutura física, entre outras respostas não encontradas no seio familiar;

- Capacidade de compreender o que é nescessário e desnecessário para o paciente; levando principalmente a sério quando falar sério e brincar quando for na hora de brincar - isso qualquer profissional ou da familia pode orientá-lo;

- entre outros....


Não basta entender ou estudar a Síndrome de Prader-Willi e sim conviver de perto com essas pessoas que necessitam de uma ajuda ou até mesmo de uma mão amiga para ajudá-las.


24.8.09

PARABÉNS BERNARDINHO!!!!

PARABÉNS, ao melhor técnico de volei do mundo, ao homem digno de suas convicções, a pessoa maravilhosa que é e vencedor, ao Pai, Amigo, Irmão e principalmente ao homem de fibra e carater impar.
Existe o voleibol antes e depois, mas nunca foi tão gratificante torcer por essa Seleção que tanto dá garra nas quadras e que tem um coronel a frente que se chama: BERNARDINHO.
Para quem não leu ou vai ler um dia, vão entender o que é e sempre foi esse treinador vencedor. TRANSFORMANDO SUOR EM OURO é a cara desse homem que fez de sua vida o que é hoje a seleção brasileira de voleibol: VENCEDORA!!!!
"Experiência de vida, algumas vitórias e desilusões vão mostrando qual é o caminho. E o caminho é este: compartilhar, ser solidário, competir sadiamente uns com os outros para que pudéssemos crescer. Esse grupo trabalhou muito e foi um grupo antes de qualquer coisa."
Bernardinho
(após a vitória contra a Itália na final
da Olimpíada de Atenas, em 2004)
Retirada da página 181: A NOVA ESCALA DE VALORES. Do Livro: Transformando suor em ouro.

23.8.09

Nossa Cultura.


A maravilha da nossa cultura é de se espantar, cada pessoa se caracteriza de uma forma única. Estou do lado da Rainha e do Capitão do Congado. Pessoas simpáticas que só fizeram essa foto depois de pedir muito, pois estavam cansados das apresentações.

Tenho que lembrar que faz muito, mas muito tempo que estes dois fazem o trabalho por amor a cultura.

Que honra ter tirado uma pequena foto com essas pessoas maravilhosas e fantásticas.

A nossa cultura não pode morrer nunca!!!!

15.8.09

Quem vai ajudar o nosso País???????

O que eu não entendo nesta vida é o fato de ter vários acontecimento no Brasil e já não tem ninguém querendo acreditar em nada que se passa na mídia.
Se você deixa seu filho assistir alguma novela ou algum documentário ou até mesmo o jornalismo: nada se pode fazer porque não temos direção neste País. Até os programas de comédia estão satirizando com a cara do povo.
Como pode uma emissora de Televisão que era uma das emissora mais fraca de todas as redes subir em tudo e ter um crescimento rápido?
Como que emissora de Televissão pode jogar o podre da outra e achar que nada vai acontecer com ela?
Como pode ter um bate boca ferrado no senado e ninguém faz nada? (fazem depois do expediente: vão jantar e dane-se o povo brasileiro).
Como pode passar na mídia uma novela em que o cara é humilhado o tempo todo pela mulher e por um comparsa que se diz irmão e o cara não faz nada?
Como pode ainda achar que tem Mãe que não vê o filho sofrendo de loucura e não faz nada para ele se tratar, e quando tem uma pessoa ajudando diz que a própria é que é louca?
Como pode existir um senador chamar o outro de merda e ficar por isso mesmo?
Como um telejornal de primeira categoria só fala de morte, tragédia, assassinato, roubo, e nunca diz que o povo brasileiro necessita de uma solução?
Como um apresentador de programa sensacionalista acaba com governador, secretário, delegado, juizes, policiais e nunca é processado?
Sabe o que eu acho disso tudo? Acho que deveria jogar uma bomba no nosso País e começar tudo de novo. Começar do Zero. Deletar e Iniciar com calma, fazendo com que o Brasil cresça de pouco em pouco. Vamos fazer uma coisa!!! Vamos mandar esse povo que quer ver o nosso País destruído para as aldeias dos Índios no amazonas e ensinar como conviver passivamente. Jogar esses políticos na Geleira para esfriar a cabeça. Jogar esses ladrões, pedófilos, assassinos, corruptos, etc em uma ilha cerca de tubarões. Quem quiser sair dali só tem um jeito: Nadando.
Será que existe mais algum lugar para mandar esses caras? Bom vamos esperar para saber se ainda eles vão querer que aconteça alguma coisa a mais no nosso País!!!

6.8.09

O CARRO DA ALEGRIA.

Meu Deus como é bom ser o centro das atenções, mesmo estando dirigindo meu carro!!! Não tem jeito, todos me olham parecendo que sou a única nesta estrada da vida.
Vou buscar as pessoas que mais amo: Mamãe e Papai. tenho certeza de que eles estão com muita saudades de mim. Bom!!! se eu for pelo caminho das flores vou parar para sentir o aroma das rosas; se eu for pelo caminho das guloseimas vou parar e vou comer até me encher (ou ficar gordinha), não posso estou de dieta; se eu for pelo caminho dos sonhos, não vai ter jeito porque serei capaz de ficar sonhando com o meu namora... ops!!! não posso dizer pois Papai não vai gostar. Já sei, vou seguir pela estrada da alegria, assim vou colocando cada vez mais amor em meu coração para dar a eles que tanto amo, mas preciso de companhia e sei quem vou levar: Esse garoto andando de moto e que não tira o olho de mim e do meu carro. ahahahahah, Gata? Eu? imagina eu só sou LINDA!!!!!!!!!!

2.8.09

Eu, meu irmão e Tio Paulinho.



Não podia faltar o meu Tio querido: Tio Paulinho. Estou agora sentado numa banana com as pessoas que adoro ficar. Meu irmão só faz pose e o Tio Paulinho também. Mas eu, fico olhando para o outro lado para não ofuscar a beleza e a foto que eles estão tirando comigo.
Esse povo não me deixa quieta, meu Deus, o que eu faço?????


Boxe? Tá louco é!!!!!!!!

Peguei minha luvinha de boxe, segurei o meu irmão e fiquei tranquila, pois estamos seguros com essa luva que peguei do meu Papai. É sim, é do meu Papai para segurar eu e meu irmão que tanto amo. Agora estamos seguros e nada vai acontecer comigo e com ele.

Esportista? Eu? Ai, ai!

Vou começar a pensar na vida segurando o meu ursinho que acabei de ganhar. Tenho certeza que minha vida é como uma bola de basquete, ou seja, um dia estou quicando para o lado da mamãe, outro dia para o lado do papai, para o meu irmão, para a vovó, para a titia ou para o titio.
Vou dizer que não sei para onde vou quicar, só sei que sou muito amada.
Essa minha cadeira de bola de basquete é sensacional, quem disse que eu não sou esportista?
Você esta vendo o meu olhar profundo e longe!!! é que estou pensando como vai ser minha vida de princesa, ops!!! princesa sim mas jogadora de basquete.
Essa é a minha vida..... de pensamentos.