17.4.10

Não pense que você engana o paciente, porque você não engana não!!!!!

O que você faria se um paciente chega-se até você e sem mais nem menos te informa-se que o seu tratamento não esta surtindo efeito necessário? Como você encararia essa situação?
- Normal;
- Ficava Chateado(a);
- Não ficaria preocupado(a) pois ele (paciente) não entende nada;
- Enrolaria;
- Ficava espantado(a) na hora e depois esquecia;
- Faria uma reavaliação do tratamento;
- Dava uma desculpa (esfarrapada);
- Mostraria sua competência e colocaria tudo que sabe (ou que não estava fazendo por preguiça) perante o paciente;
- Explicaria para ele desajeitado só para dar uma satisfação;
- Você não tem paciência e passaria para outro profissional e dava uma desculpa fajuta;
- Ou.....
Bom meu amigo leitor, não tente enganar aquele que esta na sua frente precisando de ajuda, pois ele já foi em outro e tirou todas as dúvidas que para ele é necessário. E é nesta hora que você dança, ou seja, passa vergonha.
A única coisa que você tem a fazer nesta hora (se é que você vai saber, pois você não colocou em prática quando necessitava) é ficar calmo, analisar a situação, ser humilde (reconhecendo o erro), explicar o que estava se passando e explicar a meta do seu tratamento ou a linha de tratamento que você esta seguindo.
O Profissional que esta por dentro daquilo que esta fazendo, nunca vai passar aperto nesta hora. Ele sempre mostra o que se quer alcançar e não tem medo de enfrentar as dificuldades e divergencias da Profissão.
Obs: se você acha o contrário o que você leu, me mande sua opinião!!!!!
Muito obrigado e que Deus abençoe todos vocês!!!!!

16.4.10

PROPRIOCEPÇÃO!!!????

Galera, muitos fisioterapeutas não sabem explicar ou até para que serve o trabalho de PROPRIOCEPÇÃO:
Segundo Lephart, o termo PROPRIOCEPÇÃO é definido como a informação aferente vinda dos proprioceptores localizados em articulações, músculos, tendões, cápsula e pele. Os receptores são classificados como profundos (fusos musculares) e superficiais (receptores cutâneos), estes capazes de informar a posição de segmentos corporais, a estabilidade articular, o equilíbrio postural e a posição no espaço. Em outras definições, considera-se a propriocepção não só como um input aferente da posição articular, mas a inclusão do controle neuromuscular, processando, assim, estímulos e reação eferente pela via neuromuscular.
Os exercícios de treinamento proprioceptivo, em sua maioria, baseiam-se em atividades estáticas, como treinamento de contrapeso e manutenção de determinadas posturas com alteração de equilíbrio. Exercícos de movimento repetitivo auxiliam na consciência do movimento, pois são executados lenta e sequencialmente. Para execução desses, a água oferece um meio bastante satisfatório pois, por meio da viscosidade e do efeito tridimensional, os exercícos podem ser realizados com uma velocidade reduzida, permitindo uma resposta proprioceptiva eficaz aos estímulos recorrentes do movimento.
Retirado do Livro: FISIOTERAPIA AQUÁTICA - Editora: Manole - Organizadores: Claudio Guimarães Monteiro & Marcus Vinicius Gava.

Como o Paciente encara os problemas!!!!!!!!

Vamos iniciar essas poucas palavras comparando certos pacientes que encontramos na vida profissional. Alguns pacientes enfrentam os problemas de uma forma mais cautelosa, outros com ansiedade, com impaciência, raiva, tristeza, depressão e alguns encarando de frente (sabendo que não adianta ficar reclamando pois, nada irá acontecer se não enfrentar o problema).
Não adianta dizer para o paciente ter calma; ele não vai aceitar se não tiver disposto a ouvir o que você tem a dizer. Cada paciente reage de uma maneira diferente, e darei exemplos:
Tem paciente que encontra dificuldade quando é diagnosticado artrose, mas, tem paciente que acha normal e que é da idade e por isso enfrenta com tranquilidade;
Tem paciente que acabou de fazer uma cirurgia de prótese na cabeça do fêmur e não quer andar, acha que a vida acabou etc; outro vê como normal e que a vida continua e que só quer melhorar para continuar a vida;
Tem paciente que tem hérnia de disco e que faz disso uma tragédia e outros encara de frente e não quer nem saber, não deixa se abater;
Tem paciente que já chega para fazer avaliação e que já começa dizendo que a vida acabou para ele, pois nunca teve isso ou aquilo e que a vida parou para ele e tem outros que vem com tanta vontade de melhorar que ficamos surpreendido pela confiança e fè;
O problema que as vezes incomoda tantas pessoas no seu dia a dia me faz lembrar de um bixinho virtual que existia a muito tempo atrás, onde tinhamos que acordar para alimenta-lo, dar banho, colocar roupa, fazer dormir. O problema é igual a esse bixinho. Se você não encara o problema de frente ele vai crescendo, crescendo, crescendo mais ainda escondido atrás de seu ombro para você não ve-lo e quando você vai ver, já é tarde pois ele esta enorme e você não tem como combatê-lo, nisso você entra em depressão, fica triste, magoado(a), não tem lugar, chatea-se por pouco, não quer conversar com ninguém, e até se isola. Mas quando você encara de frente, busca melhorar, resolver, trás o bixinho para sua frente e encara ele de igual para igual e diz: Vou te encarar como qualquer problema que eu tenho e vou te vencer pois sou muito mais inteligente, sou muito mais eu, e concerteza irei te derrotar, ai sim, você estará dando um grande passo para que tudo que você vê não se torne um problema para o resto de sua vida.
Lembre-se: Não deixe que o bixinho problema cresça, encare ele de frente, e você vai ver que a vida não acabou e que se não tivessemos problemas a vida seria um TÉDIO.