22.7.10

A FELICIDADE DE UMA GRANDE CONQUISTA!!!! (PACIENTE AUTISTA)

Gostaria de compartilhar com vocês o grande feito que conquistei na minha área, principalmente no que se diz respeito a FISIOTERAPIA AQUÁTICA. O fato foi e é de tão grande importãncia que comentei com a mãe de minha paciente que iria colocar esse feito e como não, uma vitória para minha carreira. Tenho a certeza que quando um profissional de minha área consegue tal feito, é a maior realização para a carreira.
Venho trabalhando a mais de 3 meses com uma menina (mulher) autista de 27 anos para começar um tratamento na área de FISIOTERAPIA AQUÁTICA. Comecei com a sua mãe na piscina achando que ela iria aceitar a entrar também, mas... engano, a dificuldade era enorme. Pois bem, aparece uma menina (mulher) na sua frente de 27 anos, com um quadro de autismo e que só conhece o próprio umbigo (relato de sua mãe). Nunca teve a chance de estar na comunidade, quero dizer, sociedade. As vezes que ela participava de algum tratamento, logo o profissional achava que não iria dar conta. Quantas e quantas vezes a mãe tentou ingressa-la em um tratamento ou terapia e não passava três a quatro sessões, já vinha o profissional comentar com a mãe que não dava para trabalhar pois ela não queria fazer nada e se fazia era do jeito dela. Lembre-se a menina (mulher) é: AUTISTA.
Comecei a conversar de vagar, com calma, tranquilidade, amor, atenção, abraços, carinhos e nada. Ela só queria uma coisa que fazia ela ficar mais tranquila e as vezes mais calma: CAFÉ. É isso mesmo, ela adora tomar café. Quer ganhar ela para fazer alguma terapia? fala para ela que vai dar-lhe café e logo ela faz tudo que é preciso; bom, até terminar o copo de café, depois, não faz mais nada.
Mas se eu dou carinho, atenção, amor, entre outras coisas, por que ela não me atendia? Bom, vamos continuar.
Cada vez que eu a chamava para entrar na piscina, era uma luta. Até mesmo ela se fragelava, como? batia no próprio rosto, nos braços, no tórax; enfim, até mesmo nas pessoas que estavam ao seu lado, principalmente em sua mãe. Quantas vezes levei tapas e biliscões!!! Mas não desistia, falava com tranquilidade e calma. Depois de muito tempo, já que ficava esperando a sua mãe na sala de espera, pois sua mãe faz tratamento terapeutico também, chamei para ela ficar comigo na piscina sentada escutando música. E não é que a menina (mulher) adora música!?! E o mais legal disso tudo é que ela adora todas as músicas dos TRIBALISTAS, e canta muito bem.
Depois de muita conversa, carinho, café, tribalistas, apanhar (e como eu apanhava), abraços, etc. Comecei a jogar ao contrário, comecei a fazer negociações, como? assim: se você entrar na piscina, vai ganhar café; se você entrar na piscina, vai poder ouvir os tribalistas; se você entrar na piscina, vai poder fazer isso ou aquilo; mas ainda não conseguia nada pois ela se sentia muito protegida pela mãe. A mãe sempre estava no lugar onde ela estava e isso fazia com que ela se sentia super protegida e ela (a menina - mulher) não gostava; ora, em todos os lugares que eu vou minha mãe esta me protegendo então não vou fazer nada e vou ficar do meu jeito.
Mas hoje (22/07/2010), pedi para a mãe não se intrometer e deixar por minha conta. Eu dizia a mãe para ela fazer o seu trabalho terapeutico na água sem dar atenção para a filha. O que aconteceu? A menina (mulher) tirou a blusa, retirou o short, pois já se encontrava de maiô por baixo e veio bem devagarzinho para beira da piscina. Pensei comigo: Meu Deus será que vai ser hoje? E foi, ela entrou dentro da piscina, me deu a mão, um beijo no rosto, me abraçou e disse: Depois você vai me dar café? e eu disse: Sim, se você ficar comigo aqui na piscina um pouquinho. Foi uma vitória maravilhosa para mim como terapeuta, foi uma alegria geral na piscina, pois todos pensavam que eu não iria conquistar esse feito. Ela (a menina - mulher) ficou comigo 35 minutos, mas esses minutos pareciam uma eternidade para mim e um instante para ela. Ela saiu com sua mãe e prometeu voltar na sessão seguinte. A minha felicidade estava estampada no meu rosto e para mim foi uma conquista maravilhosa. Ah!!! o tratamento dela? BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR, SE CONHECER, SE CONHECER, PULAR, PULAR, MERGULHAR, MERGULHAR, etc, sabe porque terapeuta? Por que assim que seu paciente entra na piscina os efeitos terapeuticos da água atua imediatamente, mesmo deixando ele estático. E se você fizer ele (paciente) se mexer um pouquinho já é um ganho enorme. Estou muito feliz por essa conquista e que me fez compartilhar esse feito com vocês. Muito obrigado!!!

17.7.10

Matéria do Jornal Hoje sobre HÉRNIA DE DISCO!!!!!!


Hoje passou no Jornal Hoje (O jornal das 13:15) sobre a Hérnia de Disco. Vendo essa matéria e percebendo a necessidade de verificar qual era o material, objeto ou aparelho que o fisioterapeuta estava usando para diminuir a dor e principalmente a espasticidade do local afetado. Até aparece uma senhora e diz que já tentou de tudo e que diminuiu as dores com a técnica em que o fisioterapeuta faz uma tração (não manual, mas sim com um aparelho) e depois coloca o paciente em uma cadeira ergonomicamente correta, em que o paciente fica numa posição ventral e o terapeuta faz uma manipulação e para o final diz que a musculação (feita corretamente e com o paciente sentando confortavelmente) será para fortalecer a musculatura paravertebral, assim o paciente melhorara a postura e não terá dores incessante.

Bom, é claro que concordo plenamente com o fisioterapeuta e com a matéria do Jornal, mas o que eu não entendo é que (isso já é comprovado) esta crescendo a quantidade de pessoas que fazem musculação e aparecem com problema de Hérnia de Disco. Isso é fato, pois tenho pacientes que estavam fazendo musculação e que de uma hora para outra estava com muitas dores na parte cervical e dorsal. A musculação se não for feita com um profissional da área, competente e que sabe o que esta fazendo não vai adiantar nada, pois só vai levar para esse rumo (Hérnia de Disco). Garotos e garotas querendo chegar mais próximo do corpo perfeito e não sabem que o corpo precisa de um descanso para se recompor. E não estão nem ai para o que vai acontecer no futuro, precisam ser avisados do malefício que a musculação traz para o corpo se não tiver principalmente consciencia de que se fizerem errados só quem vai sofrer são os próprios alunos.

Existe sim vários tipos de tratamento terapeutico e não é só porque não deu certo com a senhora que deu entrevista que não vai dar certo para outras pessoas, por isso que tem que tomar cuidado com o que dizem ou passam na mídia sobre tratamento terapeutico, pois isso pode influenciar muito nas decisões da população.

Tenho pacientes que se deram muito bem no tratamento na fisioterapia Aquática e outros não, isso é normal pois cada corpo responde de várias formas. Tenho certeza que tanto a Fisioterapia Manipulativa, Fisioterapia Convencional, Pilates, Fisioterapia Aquática, RPG (Reeducação Postural Global), Fisioterapia Motora, entre outras terapias, tem sim seu valor e técnicas que respondem muito bem o tratamento de Hérnia de Disco.

O cuidado que se tem é o que esta sendo mostrado para a população com relação as técnicas e resultados que mostram na mídia sobre a área da saúde. Não é só porque aparece um senhor (a) da melhor idade fazendo uma corrida ou levantando certo tipo de peso que todos vão fazer igual. Isso já me deu dores e mais dores de cabeça, pois passa na mídia e o paciente vem no outro dia cobrar o porque que acontece aquilo ou aquilo outro com aquele senhor(a) e não acontece com ele (a)?

Muitos desses Senhores (as) que aparecem na mídia fazendo corrida, levantando peso, fazendo ginástica, Musculação, Nadando vários metros, entre outros exercícios, não começaram agora e sim já tem uma história passada ou até mesmo faziam a muito tempo com orientação de profissionais da área em que estão praticando. E de repente aparece um paciente seu, que tem problemas sérios osteomuscular e que viu a reportagem sobre aquilo que ele sempre quis fazer e vem te cobrar o porque que ele não esta do jeito daqueles que apareceram na mídia e ai? o que você vai dizer?????

Tem que ter muito cuidado no que vai mostrar sobre a área da saúde na mídia pois a população não esta preparada para separar o que pode e o que não pode fazer.

13.7.10

UMA CARTA AO HOMEM MAIS BURRO QUE JÁ VI NA MINHA VIDA!!!!!!

E ai cara, tudo bem? Nada nê!!! Tá na cadeia agora; fez besteira; achou que estava acima da lei e da justiça; pensou que com dinheiro iria comprar tudo; não pensou no amanhã; não teve compaixão; quis resolver no tapa; no tiro; na covardia; não teve pena; não teve amor no coração; achou que se quiser matar vai se dar bem; achou que tinha amigos; pensando que não tem gente mais inteligente que você (quem foi burro em acreditar nisso foi o senhor); pensou que MACARRÃO não dava digestão; que NENEM não faz coco e xixi na fralda; que dinheiro compra tudo; que ter uma casa no campo é ser rico; que ter amigos pode fazer tudo (apesar, cadê agora os amigos de farra???); que pode sair comendo todas que vai se dar bem; que o churrasco não dá dor de barriga; que bater em MULHER é ser homem; que juntar com um bando de homem pra fazer covardia é normal; que URUBU não voa quando a perigo; que fazer pacto com outro homem colocando tatuagem no corpo: AMOR VERDADEIRO no final da frase é lindo!!!! Bom, se Fud..... cara; agora tá sozinho; sem dinheirinho; sem casinha; sem amiguinhos; sem chequezinhos; sem churrasquinho; sem carrinho; sem futebolzinho; sem salarinho; sem mulherzinha (ou vai ser uma na cadeia?? quem sabe???); sem flamenguinho; sem Adrianinho; sem Loverzinho; sem MACARRÃOZINHO; sem NENENZINHO; sem PRIMINHO; sem filhinho; sem casinha no campinho; sem nadinha.
Quem sabe você começe tudo de novo na sua vida!?! Apesar que no início de sua profissão você foi atleta dentro de um presídio, Ops!!! esqueci, não vai ter salário de 200 mil, agora o salário é de (se comportar direitinho onde você esta) uma comidinha!!!!!! (no bom sentido da palavra!!!).
Termino minha pequena carta dizendo aquela frase que todos falam quando querem ganhar alguma coisa de graça: PERDEU, PERDEU, PERDEU TUDO, VAI PASSANDO TUDO, PERDEU CARA!!!!!!!
Obs: Não passe mal, não!!!!! Seja homem como você foi quando mandou fazer a barbaridade com uma Mulher indefesa, sem ter um pingo de amor ao ser humano. SEJA HOMEM CARA!!! (ou só é homem quando tem gente para te ajudar a fazer a covardia?????).
Boa estadia e que Deus te ajude aonde você está, pois, você vai precisar muito da ajuda Dele!!!!

6.7.10

FISIOTERAPIA AQUÁTICA - DEVAGAR OU AGITADA????

Pessoal, gostaria de relatar um fato que aconteceu comigo na piscina e que mexeu comigo pois, nunca pensei que eu seria questionado; não questionado de maneira brusca, mas de uma maneira que me veio a refletir o fato de como a Fisioterapia Aquática pode ou deva ser mais produtiva com relação a forma de aplica-la, bom para entender melhor, chega-la mais perto das atividades de vida diária.
Certo paciente estava me questionando o porque da Fisioterapia Aquática ser tão lenta e de forma as vezes até monótono. Porque não pode ser mais (de forma a respeitar a patologia) ágil?
Bom, expliquei a paciente que a Fisioterapia Aquática tem que respeitar e ter cuidado nas abordagens fisiopatológica das doenças, no tratamento ter o máximo cuidado com alguns pacientes, pois nem sempre o paciente sabe nadar e que devemos ter o cuidado para que ele (paciente) não sofra nenhum tipo de afogamento, deslize ou simplesmente se apavorar no ambiente aquático. Enfim, relatei tudo aquilo que aprendi e que deveria explicar, de forma sucinta. (Tomara que o paciente tenha entendido!!!)
Fui para minha casa e comecei a pensar no questionamento do paciente. Pensei, analisei, li, e cheguei numa conclusão que as vezes até você (que esta lendo) não aceitaria. Mas se tudo que é novo ou revolucionário não colocarmos em prática não adianta nada estudarmos ou até mesmo se especializarmos, pois não saberemos a reação dos pacientes, concordam?????
Comecei a dar mais agilidade em certas patologias que realmente não estava dando muito resultado da forma que estava sendo o tratamento, por exemplo: Hérnia de Disco, Fraturas, AVC, lesões musculares, lesões tendíneas, entre outras (É claro respeitando cada patologia e suas dificuldades). E não é que deu certo!!!! Quando comecei a dar mais agilidade, tralhando mais próximo da realidade do dia a dia do paciente, seja ele, Criança, adolescente, adulto, idoso, percebi que a Fisioterapia Aquática, ou o ambiente se tornou um ambiente mais alegre; com mais vida; com mais atitude do paciente; do paciente querer melhorar mais e mais; trazer de volta a alegria de socializar com outras pessoas; voltar a viver com a própria família pela mudança de sua atitude perante o tratamento, enfim, tudo mudou e melhorou para melhor.
Sempre digo a eles (pacientes) cautela é o principal fator, pois se eles pensarem que podem fazer tudo como querem o tratamento vai por água abaixo e não dará resultados, então calma, tranquilidade, paciência que tudo vai melhorando de pouco em pouco.
Como fiz isso?
1º - Saiba de tudo que o seu paciente faz na vida diária (tudo mesmo);
2º - trabalhe o mais perto do que ele faz no dia;
3º - tranquilize-o dizendo que a técnica é para ele se sentir mais produtivo no dia a dia;
4º - Cautela é a palavra chave para que ele não se sinta o todo poderoso (lembre-se cuidado com a patologia que você esta lidando);
5º - faça com que ele se sinta confiante nas realizações dos exercícios dizendo: Você pode!!! mesmo tendo dificuldade para fazer, mas você pode!!!!;
6º - deixe fazer, só interrompa quando estiver fazendo errado;
7º - caso o paciente trabalha muito se locomovendo, faça com que ele trabalhe mais em Marcha (tudo mesmo: Lateralidade, propriocepção, equilíbrio, fortalecimento, enfim, tudo que podemos fazer na Marcha);
8º - Caso o paciente trabalha muito sentado, faça com que ele trabalhe mais estático, tudo mesmo;
9º - Se ele trabalha alternando (sentado/locomovendo): Misture de uma forma que ele possa fazer os exercícios num todo;
10º - Só lembrar que respeitar o paciente e respeitar a decisão dele é de grande importância, visto que nem sempre pegamos as mesmas patologias no dia a dia e nem sempre eles vão se habituar nos exercícios propostos por você, caso não se habitue, volte a fazer da forma que você esta acostumada (o).
Gostaria de dizer que isso que descrevi acima é uma proposta que deu certo com os meus pacientes e que a atividade foi aceita por todos, não é que vai dar certo com todos os pacientes ou com todos os profissinais. Respeito a forma com que nós aprendemos na especialização mas inovar é decisão sua e do paciente!!!!!
Muito obrigado!!!!

3.7.10

O melhor livro que já li sobre DIAGNÓSTICO!!!!!


Para entender um pouco do que é o diagnóstico, gostaria de apresentar um livro excelente para todos os profissionais da área da saúde. É um livro maravilhoso, com relatos interessantes. O Livro faz você rever tudo aquilo que você aprendeu sobre como diagnosticar. Leiam e estarão aprendendo mais e mais sobre diagnóstico correto e eficaz. Valeu e abraços para todos!!!!
A série HOUSE é baseado nas histórias da Dra. LISA SANDERS, autora deste magnífico livro!!!!

Mulheres: Um recado para Vocês!!!!!!!!!!