16.4.10

PROPRIOCEPÇÃO!!!????

Galera, muitos fisioterapeutas não sabem explicar ou até para que serve o trabalho de PROPRIOCEPÇÃO:
Segundo Lephart, o termo PROPRIOCEPÇÃO é definido como a informação aferente vinda dos proprioceptores localizados em articulações, músculos, tendões, cápsula e pele. Os receptores são classificados como profundos (fusos musculares) e superficiais (receptores cutâneos), estes capazes de informar a posição de segmentos corporais, a estabilidade articular, o equilíbrio postural e a posição no espaço. Em outras definições, considera-se a propriocepção não só como um input aferente da posição articular, mas a inclusão do controle neuromuscular, processando, assim, estímulos e reação eferente pela via neuromuscular.
Os exercícios de treinamento proprioceptivo, em sua maioria, baseiam-se em atividades estáticas, como treinamento de contrapeso e manutenção de determinadas posturas com alteração de equilíbrio. Exercícos de movimento repetitivo auxiliam na consciência do movimento, pois são executados lenta e sequencialmente. Para execução desses, a água oferece um meio bastante satisfatório pois, por meio da viscosidade e do efeito tridimensional, os exercícos podem ser realizados com uma velocidade reduzida, permitindo uma resposta proprioceptiva eficaz aos estímulos recorrentes do movimento.
Retirado do Livro: FISIOTERAPIA AQUÁTICA - Editora: Manole - Organizadores: Claudio Guimarães Monteiro & Marcus Vinicius Gava.

Nenhum comentário: