5.5.10

A Influência da Música na Hidroterapia (Uma visão Terapêutica)

Diz o velho ditado que: QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA!!! Esse ditado é muito válido, principalmente correlacionado com o tratamento na água, ou seja, FISIOTERAPIA AQUÁTICA (HIDROTERAPIA).
É incrivel como a música ao mesmo tempo agita, ela faz acalmar e principalmente trazer a tona o passado. Estive notando em certos pacientes que quando coloco músicas antigas, muito dos meus pacientes se sente a vontade de falar das conquistas, vitórias e até mesmo das decepções do passado. E isso faz com que o paciente desabafe até mesmo coisas que nunca teve a chance de dizer para alguém (até mesmo para a família).
O canto é uma forma de se expressar o sentimento contido no coração.
Pacientes de 50, 60, 70 e 80 anos, revivem com cada música a sensação única, que é história do passado, e não por isso, que as dores e as complicações diminui gradativamente.
A música faz o paciente esquecer até mesmo dos problemas que vem enfrentando em sua vida (tanto familiar como particular). O paciente adora cantar e não é de se espantar se o seu paciente começar a cantar durante as sessões, pois, isso faz um bem tão grande que a sessão passa muito rápido e eles ficam ansiosos para chegar a próxima sessão.
Pacientes Parkinsoniano, Paralisia Cerebral, com Osteoporose, com Artrose, Herniados, Fraturados, etc, todos sentem bem quando há uma música maravilhosa.
O stresse, o nervosismo, a ansiedade, a raiva, o medo, a impaciência, vai por água abaixo. Não tem vez, a tristeza vai embora e o paciente sente vontade de cantar ou até mesmo cantarolar a música que esta escutando.
Não adianta querer colocar uma música atual quando você esta tratando pessoas idosas, as músicas antigas como: bolero, tango, Jazz, MPB (antigo), faz com que eles entrem num êxtase emocional que supera até mesmo a dor.
E para relaxar uma múscia bem suave, tranquila, mas não se esqueça: tem que ser instrumental.
Analise bem, pois você pode aumentar ou diminuir aquilo que você deseja atingir em seu paciente colocando uma música que não tem nada haver com a situação que esta sendo proposta (tratamento).
Qualquer coisa que você presenciar com relação ao tratamento envolvendo a músic, por favor me relate!!!
Um abraço e espero seus comentários.

Um comentário:

Socorro disse...

Doutor Paulo, você tem toda razão, a música nas suas sessões de hidroterapia me ajudou muito a ficar à vontade e vencer alguns entraves que eu tinha em relação e este tratamento e, principalmente, por ser o mesmo gosto musical meu.
Obrigado por esse seu jeito tão especial de ser e a atenção que tem me dedicado.