25.10.09

Não ao Ato Médico.



Sou Fisioterapeuta a mais de anos. Escolhi essa profissão por ser uma profissão que tem tudo haver com dignidade, amor, sentimento mútuo, compaixão, destreza, paixão, entre outras coisas.
Estudei dias e noites para provas de tudo que foi pedido, ou seja, desde uma simples matéria de filosofia à grandes matérias (importantes para minha vida profissional) anatomia e cinésiologia.
Travei batalhas, corria de um lado para o outro para entender tudo que se passava nas aulas. Corria para a biblioteca da Universidade assim que acabava as aulas para tentar entender mais e mais o que os professores estavam querendo passar para nós.
Apresentação de trabalho? perdi as contas de quantos foram. Atendimento em estágios? Meu Deus que correria, pois não tinha estágio para todos (mas pensando bem.... tudo deu certo).
Notas altas e baixas quando não dava tempo de estudar.
Livros? quantos? não sabia que para ser um ótimo FISIOTERAPEUTA tinha que comprar tantos livros. Cada livro que comprava era uma conquista, pois ficava satisfeito por adquirir uma peça tão importante para minha vida profissional.
Xerox? Cara não diz para ninguém, mas, tirei e muito pois não tinha como estudar matérias de Biologia.
Trabalhava e estudava; trabalhava e estudava; trabalhava e estudava e não se cansava, estava fazendo aquilo que mais queria na vida: é ser um FISIOTERAPEUTA.
Derepente e não mais que derepente vem um caras que acham que entendem tudo (até parece pois o maior indice de erro é nesta área) de medicina e quer achar que pode fazer ou mandar ou ser maiorais para determinarem o que vamos fazer!!! Isso é um absurdo!!!
Que bagagem esses profissionais tem para dizer o que eu posso ou o que eu não posso usar nos meus pacientes? O que vão entender sobre o relatório FISIOTERAPEUTICO? Que tipo de exercício terapêutico eles entendem? Será que eles sabem pra que serve a ELETROTERAPIA? Quando usar a MECANOTERAPIA? Para que serve e quando é indicada a HIDROTERAPIA (por favor nos minimos detalhes; não vem dizer que diminui impacto, não!!!)? Por favor Senhores do saber: Me digam qual é a função da FISIOTERAPIA EM UTI? Senhores me explicam para que serve o FISIOTERAPEUTA entender o MECANISMO DAS COMPORTAS? Ah!!! ia me esquecendo: Me descreve (sem olhar em livros) um TESTE MUSCULAR para qualquer coisa e faz uma PROVA e sua FUNCIONALIDADE de um músculo!
Sabe Senhores qual é a diferença entre um FISIOTERAPEUTA e um MÉDICO? Nenhuma, sabe porque? Os dois tem o intuito de salvar uma vida de dores, de se sentir válidos, de saber que pode encontrar apoio para as suas deficiências, de respeitar com dignidade a PROFISSÃO, de saber dizer sim e não, de querer o melhor para o paciente, de amar o que faz, de saber que passou anos dentro de uma UNIVERSIDADE pra se dedicar em prol do outro, de abraçar aqueles que se sentem descartado na sociedade, e mais Senhores: de ter uma PROFISSÃO que acima de tudo é estudada desde a primeira aula na UNIVERDADE até se virar PROFISSIONAL DE VERDADE.
Esse símbolo, não é para qualquer um e sim para aqueles que também como vocês respeitam a Profissão. Para falar de um Fisioterapeuta, senhores, tem que saber respeitar a Própria Profissão, e isso vocês não estam fazendo.
Se vocês estudaram para concluir o Curso que vocês almejaram, imagine nós que passamos pelo que vocês passaram, ou seja, nós estudamos muito também.
Respeitem a nossa Profissão, pois sem ela, vocês vão ficar na mão!!!!!!
Meu nome: PAULO CÉSAR GOMES DE AMORIM - FISIOTERAPEUTA - 70.506-F

2 comentários:

Anônimo disse...

vOCE NUNCA VAI SABER MAIS QUE UM ORTOPEDISTA, SE DEU MAL MANÉ

Unknown disse...

Caro Paulo Amorim,
todos nós profissionais da área da saúde estamos indignados. Como podem subordinar todos os profissionais da área da saúde a somente um? Não te parece muita presunção querer entender de tudo? Estou me formando em biomedicina a especialização que escolhi, citologia clínica, não será mais função minha. Nem radiologia, nem certos tipos de coleta e análises. Metade do meu curso será jogada fora e a outra metade servirá apenas para auxiliá-los...
Vamos combinar q será o fim para o SUS. Bom, pelo menos na minha cidade não há médicos suficientes. O que salva a população é o atendimento dos enfermeiros. E agora como vai ser? Como aprovam uma lei dessas?
Para criar o ato médico estao pondo fim aos atos Biomédicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros...