6.7.10

FISIOTERAPIA AQUÁTICA - DEVAGAR OU AGITADA????

Pessoal, gostaria de relatar um fato que aconteceu comigo na piscina e que mexeu comigo pois, nunca pensei que eu seria questionado; não questionado de maneira brusca, mas de uma maneira que me veio a refletir o fato de como a Fisioterapia Aquática pode ou deva ser mais produtiva com relação a forma de aplica-la, bom para entender melhor, chega-la mais perto das atividades de vida diária.
Certo paciente estava me questionando o porque da Fisioterapia Aquática ser tão lenta e de forma as vezes até monótono. Porque não pode ser mais (de forma a respeitar a patologia) ágil?
Bom, expliquei a paciente que a Fisioterapia Aquática tem que respeitar e ter cuidado nas abordagens fisiopatológica das doenças, no tratamento ter o máximo cuidado com alguns pacientes, pois nem sempre o paciente sabe nadar e que devemos ter o cuidado para que ele (paciente) não sofra nenhum tipo de afogamento, deslize ou simplesmente se apavorar no ambiente aquático. Enfim, relatei tudo aquilo que aprendi e que deveria explicar, de forma sucinta. (Tomara que o paciente tenha entendido!!!)
Fui para minha casa e comecei a pensar no questionamento do paciente. Pensei, analisei, li, e cheguei numa conclusão que as vezes até você (que esta lendo) não aceitaria. Mas se tudo que é novo ou revolucionário não colocarmos em prática não adianta nada estudarmos ou até mesmo se especializarmos, pois não saberemos a reação dos pacientes, concordam?????
Comecei a dar mais agilidade em certas patologias que realmente não estava dando muito resultado da forma que estava sendo o tratamento, por exemplo: Hérnia de Disco, Fraturas, AVC, lesões musculares, lesões tendíneas, entre outras (É claro respeitando cada patologia e suas dificuldades). E não é que deu certo!!!! Quando comecei a dar mais agilidade, tralhando mais próximo da realidade do dia a dia do paciente, seja ele, Criança, adolescente, adulto, idoso, percebi que a Fisioterapia Aquática, ou o ambiente se tornou um ambiente mais alegre; com mais vida; com mais atitude do paciente; do paciente querer melhorar mais e mais; trazer de volta a alegria de socializar com outras pessoas; voltar a viver com a própria família pela mudança de sua atitude perante o tratamento, enfim, tudo mudou e melhorou para melhor.
Sempre digo a eles (pacientes) cautela é o principal fator, pois se eles pensarem que podem fazer tudo como querem o tratamento vai por água abaixo e não dará resultados, então calma, tranquilidade, paciência que tudo vai melhorando de pouco em pouco.
Como fiz isso?
1º - Saiba de tudo que o seu paciente faz na vida diária (tudo mesmo);
2º - trabalhe o mais perto do que ele faz no dia;
3º - tranquilize-o dizendo que a técnica é para ele se sentir mais produtivo no dia a dia;
4º - Cautela é a palavra chave para que ele não se sinta o todo poderoso (lembre-se cuidado com a patologia que você esta lidando);
5º - faça com que ele se sinta confiante nas realizações dos exercícios dizendo: Você pode!!! mesmo tendo dificuldade para fazer, mas você pode!!!!;
6º - deixe fazer, só interrompa quando estiver fazendo errado;
7º - caso o paciente trabalha muito se locomovendo, faça com que ele trabalhe mais em Marcha (tudo mesmo: Lateralidade, propriocepção, equilíbrio, fortalecimento, enfim, tudo que podemos fazer na Marcha);
8º - Caso o paciente trabalha muito sentado, faça com que ele trabalhe mais estático, tudo mesmo;
9º - Se ele trabalha alternando (sentado/locomovendo): Misture de uma forma que ele possa fazer os exercícios num todo;
10º - Só lembrar que respeitar o paciente e respeitar a decisão dele é de grande importância, visto que nem sempre pegamos as mesmas patologias no dia a dia e nem sempre eles vão se habituar nos exercícios propostos por você, caso não se habitue, volte a fazer da forma que você esta acostumada (o).
Gostaria de dizer que isso que descrevi acima é uma proposta que deu certo com os meus pacientes e que a atividade foi aceita por todos, não é que vai dar certo com todos os pacientes ou com todos os profissinais. Respeito a forma com que nós aprendemos na especialização mas inovar é decisão sua e do paciente!!!!!
Muito obrigado!!!!

Nenhum comentário: