27.7.12

A GRANDE VITÓRIA DE UMA PESSOA QUE TINHA MEDO DE ENTRAR NUMA PISCINA!!!!

Conversando com uma paciente para tranquiliza-la e deixá-la preparada para enfrentar a piscina, ela me disse que quando era mais nova, ela passou por uma situação constrangedora; o relato foi: Estava brincando com um dos meus irmãos na berada da piscina e sem querer eu cair dentro dela, só que meu irmão era bem pequeno e não sabia o que fazer. Fiquei preocupada e mais ainda comecei a gritar, mas todos acharam que eu estava brincando e me deixaram lá. Foi ai que então comecei a me afundar e beber mais água. Derepente só ouço um barulho grande e uma pessoa me pegou pelos braços e me levou até a superfície. Era meu Pai, e depois desse episódio, nunca mais entrei em uma piscina. Agora com esse problema na minha coluna lombar tenho que fazer o possível para enfrentar o medo, o que você acha Dr. Paulo? eu consigo? A primeira frase que saiu de minha boca foi: VOCÊ CONFIA EM MIM? Tem certeza que você vai tentar fazer tudo que eu pedir com tranquilidade e principalmente calma? Ela começou a chorar, e chorar, e chorar; até ela me disse: NÃO ME DEIXE MORRER, EU TENHO DOIS FILHOS E UM SÓ TEM 2 ANINHOS.Pode deixar, eu não vou deixar você morrer e vou tirar esse medo.
Começamos a caminhar um de frente para o outro (o medo era tanto que as vezes eu pedia para ela diminuir a força das mãos porque estava machucando), isso foi as 4 primeiras sessões; depois que ela começou a se sentir mais calma, passei a usar o corrimão da piscina (mas tinha hora que ela pedia para que eu ficasse do lado dela pois estava se sentindo com medo), mais 4 sessões (total 08 sessões. E agora só faltava duas sessões para terminar as dez e ela não tinha ainda segurança!!!!); Foi ai que eu lembrei de um fato que aconteceu comigo a muitos anos atrás. Eu precisava fazer com que ela mergulha-se, mas como? se ela tinha medo da água. Comecei na nona sessão a fazer bolinhas com a boca na superfície da água. Ela adorou. Comecei a dizer que ela iria conseguir só dependia dela. E foi da décima sessão que ela se sentiu segura, confiante, mas com cautela, pois, todo aquele que sente medo é porque respeita o lugar!!!! Hoje com 3 meses de Hidroterapia, ela faz todos os exercícios no meio da piscina e ainda ensina os novatos a ficarem calmos na hora de entrar na piscina. UMA GRANDE VITÓRIA PARA UMA PESSOA QUE TINHA PAVOR DE ENTRAR DENTRO DE UMA PISCINA!!!!!! 

Nenhum comentário: