16.4.09

Continuação de ALZHEIMER - A doença e seu impacto.

A doença se inicia lentamente, sutilmente, com momentos longos de depressão. Com perdas de memórias súbitas, irritabilidade. Mudanças de humor, caráter e de julgamento.
Pode se levar até anos para uma conclusão definitiva destas mudanças. A família é o observador mais direto dessas situações.
IMPORTANTÍSSIMO LEMBRAR: A doença de Alzheimer não mata; o que pode levar a óbito é a falta de cuidados e os riscos inerentes aos distúrbios de comportamento do portador.
Como doença progressiva, a dependência de portador fica cada vez maior, piorando com o tempo, e requer supervisão e assistência diárias cada vez maiores.
Medicamentos podem melhorar os sintomas em alguns casos, principalmente os de irritabilidade, depressão, inquietação, alterações do ritmo sono-vigília etc.
OS PRIMEIROS SINTOMAS DE ALZHEIMER SÃO PERCEBIDOS 10 ANOS ANTES QUE A ENFERMIDADE SEJA PATENTE.
Atualmente, não existem tratamentos capazes de atrasar a aparição do Alzheimer nem testes de diagnóstico viáveis para detectar seus sintomas prévios. (continua...)

GALERA QUE ACOMPANHA O MEU BLOG, PRINCIPALMENTE OS PROFISSIONAIS DE MINHA ÁREA:gostaria de relatar muitas coisas sobre essa Doença, sobre muitas coisas que passa pela minha cabeça de Fisioterapeuta, mas tenho uma convicção e isso é importante escrever:
Desejo que todos os meus amigos (e que são muitos) lêem esse livro maravilhoso (ALZHEIMER - A DOENÇA DA ALMA. Autora: LAURA BOTELHO. Editora: Russell editores) , que além de relatar com clareza e com uma forma mais fácil de se compreender o que a escritora quer passar, é um livro de cabeceira e que não pode faltar nas nossas Bibliotecas.
Além da família e da sociedade terem muita, mas muita paciência com esses doentes, é preciso relatar que a compreenssão, o afeto, o carinho, o aconchego, o amor, e principalmente a ajuda de uma equipe multidisciplinar da área de saúde é de total importância. Se nós, que trabalhamos com o corpo num todo, não tivermos conhecimento sobre a Doença, ficará difícil tratá-la ou até mesmo ajudar a família que necessita de apoio. Seria muito importante se você profissional encontrar na sua vida uma pessoa com essa doença e entender o lado do paciente, sendo gentil, olhando nos olhos, explicando com muita calma a importância do tratamento.
PARABENIZO essa grande escritora que relata não só a própria doença que atacou sua famíla como também a grande coragem de informar como essa doença se infiltrou em sua famíla. Muito obrigado por fazer um livro informativo e maravilhoso.
Paulo Amorim - Fisioterapeuta (Hidroterapia).

Nenhum comentário: