18.4.09

A Hidroterapia no tratamento da Doença de Alzheimer.

Iniciar com uma anamnese (avaliação) de fácil compreenssão, tanto para o paciente quanto para o acompanhante(s). Essa anamnese deverá ser simples e objetiva quanto a sua importância no tratamento. Não deixe nada para trás, pois, por acaso alguma coisa acontecer, você (profissional) terá embasamento no relatório da anamnese. deixe bem claro qual é a intensão do tratamento e como será feito para que o paciente não se sinta perdido na hora da sessão. Lembre-se que esse paciente é um paciente que necessita de muita calma, compreenssão, tranquilidade e paciência, muita paciência (caso você (profissional) não tiver paciência não inicie o tratamento, ou passe para outro que tenha ). Essa doença não estabiliza, sua diminuição da capacidade de raciocinar e de julgar faz com que o profissional ensine toda vez que o paciente vem para a sessão o modo do tratamento. Explique, explique, pois fará com que você tenha o paciente no seu controle. Olhe nos olhos dele, não cometa o erro de deixá-lo sozinho sem nenhuma orientação, pois ele se sentira desprotegido e ficará com medo do ambiente aquático. Pergunte sempre se ele esta se sentindo bem com o tratamento. Segure firme a mão dele para que ele se sinta protegido, com confiança e principalmente seguro.
Em meu ver, ou seja, na minha concepção o tratamento deverá ser feito o máximo possível no que ele mais precisa: tudo orientando ele para sua atividade de vida diária. Temos que englobar o paciente em um todo, quero frisar essa frase: ENGLOBAR O PACIENTE NUM TODO.
Não se esqueça nunca que o paciente pode corresponder hoje, mas amanhã ele não irá nem te conhecer, mas tenha sempre em mente que você pode ajudá-lo e se for o caso, se apresente outra vez e inicie tudo de novo (LEMBRE-SE: A PERDA DE MEMÓRIA É DE GRANDE IMPACTO SOBRE ELE.).
O TRATAMENTO (na minha concepção) CONSISTE:
*Marcha (3 séries cada - indo e voltando cada série) e Equilibrio:
- Caminhar normal; caminhar com flexão de quadril; caminhar com flexão de joelho; caminhar com se estivesse chutando uma bola; caminhar lateralmente; caminhar de costas; caminhar com elevação de bastão nas mãos, caminhar com alteres fazendo flexão e extensão de braços; caminhar com a prancha fazendo com que a água faça uma resistência; elevação de joelhos com o macarrão e flexão e extensão de joelho com o macarrão na parte posterior do mesmo.
*MMs Inferiores - Estático (cada série de 3 - para o paciente não se cansar diminua a quantidade de 15 para 10 em cada série):
- Flexão de quadril com o joelho extendido; Flexão de quadril com o joelho semi fletido; Abdução de pernas.
- de costas, mantendo a coluna reta: Extensão de perna; Flexão de joelho não deixando o quadril semi-flexionar; com os pés juntos ficar na ponta dos dedos (bailarina); mantendo as pernas afastadas e com as mãos na borda da piscina fazer com que o paciente sente até a água chegar em seu pescoço e voltar a ficar de pé (flexão de quadril, joelho e tornozelo).
*MMS Superiores - Estático (segue a série e quantidade dos MMs Inferiores):
- Abdução de braços; abdução de braços horizontal; flexão de cotovelos com halteres; Flexão e extensão de ombro com halteres, mantendo os braços em extensão; Extensão e flexão de ombro e cotovelo com halteres.
* Trabalho Respiratório (muito importante);
* Trabalho de alongamento de toda cadeia muscular;
* Trabalho de equilibrio e propriocepção;
* Trabalho de lateralidade;
* Trabalho de Fortalecimento;
* Trabalho de Relaxamento, etc.
Gostaria de informar que existe vários tipos de tratamento (Halliwick, Bad Ragaz, watsu, etc) com o paciente na água e o relatado acima é um pouco daquilo que se pode fazer para melhorar a vida dessas pessoas.
Não tente fazer do seu tratamento uma monotonia e sim um tratamento agil, gostoso de se fazer e compreensivel, pois receita de bolo é só para quem não tem criatividade.
LEMBRE-SE: Se o paciente esqueceu ou não se lembra de você (profissional), se apresente outra vez e oriente tudo de novo, pois é isso que precisamos fazer: ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ... QUE SE APRENDA TUDO DE NOVO.
MUITO OBRIGADO E ESPERO QUE VOCÊS ME ESCREVAM. UM ABRAÇO E CONTINUO COM A POSTAGEM DE ALZHEIMER.

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom adorei da dica, estou no 4º semetre ainda, e tds as suas dicas concordam com o que estou aprendendo! tambem sou Unijorge....

Festa No Play disse...

Estou fazendo um trabalho sobre esse assunto e gostei das dicas!

Anônimo disse...

I will not agree on it. I assume nice post. Especially the appellation attracted me to read the sound story.

Anônimo disse...

Adorei este tema! Vou fazer meu tcc sobre tecnicas de halliwick em pacientes com alzheimer! Se vc poder me dar mais dicas irei ficar muito grata! Obrigada!