23.4.09

Paciência hoje é uma atitude preciosa.

Acabei de crer que se nós da área de saúde não tivermos um pingo de paciência, vamos ter que começar a fazer um curso de Relações Pública ou voltar a frequentar as aulas da Universidade, na matéria de Psicologia. Hoje saindo de um hospital famoso, me deparei com uma cena que se fosse com alguém de minha familia eu iria tirar satisfação imediatamente com o elemento que me proporcionou a passar por uma falta de educação.
Um certo Médico que estava saindo de um hospital famoso esqueceu que ainda estava dentro do recinto e começou a falar coisas de um paciente que estava internado, mas estava falando desse paciente como se estivesse falando de um bixo ou de uma pessoa que pra ele não era nada e sim uma sobra neste mundo. De onde ele estava até o seu carro (que era uma distâcia significativa) só falava do paciente que não dava sossego para ele nem nos feriados (agora te pergunto: por esse cara escolheu uma profissão tão digna, bonita e que dá todo suporte para atender com respeito e dignidade?), e mais ele só ão chamou o paciente de Santo, pois não deu tempo, porque ele só expressava e falava mal do paciente.
Tenho pela convicção que se pegarmos uma lista de profissionais que trabalha na área de saúde, muito não passaram na prova da humildade e simplicidade, da compreenssão e do próprio afeto. Queria muito ter uma camera para filmar essa cena tão ridícula desse Senhor que diz que é um Médico ou um agente de saúde.
Será que esse Senhor tem filhos, esposa, Mãe, Pai, Tios, Tias, sobrinhas, ou até mesmo amigos? Será que ele já amou alguém na vida? Como ele deve ter sentido sabendo que iria ser Pai pela primeira vez? Como deve ter sida a relação dele com o seus Pais? Só gostaria de saber uma coisa: Se ele comprou ou estudou de verdade em uma Universidade para ter deu certificado de conclusão? Deixou aqui a minha indignação por esse fato tão horrivel de se ver. Que pena que existe pessoas assim ainda nest vida ou neste século.

21.4.09

ALZHEIMER - Sintomas Iniciais

A noção de tempo e lugar é distorcida - essas pessoas não se imaginam no futuro. Fatos recentes não se registram em sua memória, portanto, o futuro não pode ser previsível por eles, até nas tarefas mais simples, como tomar remédio na hora certa, assumir compromisso, trancar as portas, desligar o gás etc.
Os lapsos de memória são comuns em qualquer idade, o que não significa, necessariamente, um sintoma da doença. No caso do portador de Alzheimer, o esquecimento gradual é de um todo importante para sua vida. Como o passar do tempo e com o agravamento da doença, ele não saberá, por exemplo, para que servem as chaves. Qual a utilidade dos óculos? E como usar um telefone. Quando questionado com perguntas mais simples, como: Quantos anos tem?, Qual o seu nome todo?, Em que mês e ano nós estamos?. Procuram seu acompanhante com olhar na intenção de ganharem um "cola" àquelas perguntas a que, com toda certeza, não vão conseguir responder. Por vezes, a pessoa pode deixar o ouvinte perplexo, ao narrar acontecimento atuais ou de sua infância com impressionante riqueza de detalhes. O paciente com doença de Alzheimer confunde facilmente a realidade. Para ele, não é clara a diferença entre o presente e o passado, assim como não é clara a diferença entre este ou aquele filho ou parente. Essa alteração da consciência é que chamamos de alteração cognitiva. A doença tem vários estágios. Nos estágios iniciais, é difícil para os familiares e amigos aceitarem o diagnóstico. Pode ser um experiência frustante. A sociabilidade, boa aparência e as condições físicas invejáveis para a idade comprometem em muito uma avaliação superficial, aparentando gozar de boa saúde. Num consenso geral, médicos e pesquisadores observaram que são três os estágios da doença, não significando que apareçam os sintomas distintamente nesta ordem e com a mesma gravidade. O entendimento dessas fases é muito importante para a família, pois os preparam para as mudanças futuras de comportamento de seu ente querido e visam a antecipação de estratégias e atitudes a serem adotadas em cada estágios. Alguns portadores de Alzheimer vivem muito, alguns podem viver até mais de 15 anos após diagnóstico dos sintomas iniciais. (Continua..... - Livro: ALZHEIMER - a Doença da Alma - Escritora: LAURA BOTELHO - Editora: RUSSELL editores). Um abraço a todos!!!!!

18.4.09

A Hidroterapia no tratamento da Doença de Alzheimer.

Iniciar com uma anamnese (avaliação) de fácil compreenssão, tanto para o paciente quanto para o acompanhante(s). Essa anamnese deverá ser simples e objetiva quanto a sua importância no tratamento. Não deixe nada para trás, pois, por acaso alguma coisa acontecer, você (profissional) terá embasamento no relatório da anamnese. deixe bem claro qual é a intensão do tratamento e como será feito para que o paciente não se sinta perdido na hora da sessão. Lembre-se que esse paciente é um paciente que necessita de muita calma, compreenssão, tranquilidade e paciência, muita paciência (caso você (profissional) não tiver paciência não inicie o tratamento, ou passe para outro que tenha ). Essa doença não estabiliza, sua diminuição da capacidade de raciocinar e de julgar faz com que o profissional ensine toda vez que o paciente vem para a sessão o modo do tratamento. Explique, explique, pois fará com que você tenha o paciente no seu controle. Olhe nos olhos dele, não cometa o erro de deixá-lo sozinho sem nenhuma orientação, pois ele se sentira desprotegido e ficará com medo do ambiente aquático. Pergunte sempre se ele esta se sentindo bem com o tratamento. Segure firme a mão dele para que ele se sinta protegido, com confiança e principalmente seguro.
Em meu ver, ou seja, na minha concepção o tratamento deverá ser feito o máximo possível no que ele mais precisa: tudo orientando ele para sua atividade de vida diária. Temos que englobar o paciente em um todo, quero frisar essa frase: ENGLOBAR O PACIENTE NUM TODO.
Não se esqueça nunca que o paciente pode corresponder hoje, mas amanhã ele não irá nem te conhecer, mas tenha sempre em mente que você pode ajudá-lo e se for o caso, se apresente outra vez e inicie tudo de novo (LEMBRE-SE: A PERDA DE MEMÓRIA É DE GRANDE IMPACTO SOBRE ELE.).
O TRATAMENTO (na minha concepção) CONSISTE:
*Marcha (3 séries cada - indo e voltando cada série) e Equilibrio:
- Caminhar normal; caminhar com flexão de quadril; caminhar com flexão de joelho; caminhar com se estivesse chutando uma bola; caminhar lateralmente; caminhar de costas; caminhar com elevação de bastão nas mãos, caminhar com alteres fazendo flexão e extensão de braços; caminhar com a prancha fazendo com que a água faça uma resistência; elevação de joelhos com o macarrão e flexão e extensão de joelho com o macarrão na parte posterior do mesmo.
*MMs Inferiores - Estático (cada série de 3 - para o paciente não se cansar diminua a quantidade de 15 para 10 em cada série):
- Flexão de quadril com o joelho extendido; Flexão de quadril com o joelho semi fletido; Abdução de pernas.
- de costas, mantendo a coluna reta: Extensão de perna; Flexão de joelho não deixando o quadril semi-flexionar; com os pés juntos ficar na ponta dos dedos (bailarina); mantendo as pernas afastadas e com as mãos na borda da piscina fazer com que o paciente sente até a água chegar em seu pescoço e voltar a ficar de pé (flexão de quadril, joelho e tornozelo).
*MMS Superiores - Estático (segue a série e quantidade dos MMs Inferiores):
- Abdução de braços; abdução de braços horizontal; flexão de cotovelos com halteres; Flexão e extensão de ombro com halteres, mantendo os braços em extensão; Extensão e flexão de ombro e cotovelo com halteres.
* Trabalho Respiratório (muito importante);
* Trabalho de alongamento de toda cadeia muscular;
* Trabalho de equilibrio e propriocepção;
* Trabalho de lateralidade;
* Trabalho de Fortalecimento;
* Trabalho de Relaxamento, etc.
Gostaria de informar que existe vários tipos de tratamento (Halliwick, Bad Ragaz, watsu, etc) com o paciente na água e o relatado acima é um pouco daquilo que se pode fazer para melhorar a vida dessas pessoas.
Não tente fazer do seu tratamento uma monotonia e sim um tratamento agil, gostoso de se fazer e compreensivel, pois receita de bolo é só para quem não tem criatividade.
LEMBRE-SE: Se o paciente esqueceu ou não se lembra de você (profissional), se apresente outra vez e oriente tudo de novo, pois é isso que precisamos fazer: ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ... QUE SE APRENDA TUDO DE NOVO.
MUITO OBRIGADO E ESPERO QUE VOCÊS ME ESCREVAM. UM ABRAÇO E CONTINUO COM A POSTAGEM DE ALZHEIMER.

16.4.09

Continuação de ALZHEIMER - A doença e seu impacto.

A doença se inicia lentamente, sutilmente, com momentos longos de depressão. Com perdas de memórias súbitas, irritabilidade. Mudanças de humor, caráter e de julgamento.
Pode se levar até anos para uma conclusão definitiva destas mudanças. A família é o observador mais direto dessas situações.
IMPORTANTÍSSIMO LEMBRAR: A doença de Alzheimer não mata; o que pode levar a óbito é a falta de cuidados e os riscos inerentes aos distúrbios de comportamento do portador.
Como doença progressiva, a dependência de portador fica cada vez maior, piorando com o tempo, e requer supervisão e assistência diárias cada vez maiores.
Medicamentos podem melhorar os sintomas em alguns casos, principalmente os de irritabilidade, depressão, inquietação, alterações do ritmo sono-vigília etc.
OS PRIMEIROS SINTOMAS DE ALZHEIMER SÃO PERCEBIDOS 10 ANOS ANTES QUE A ENFERMIDADE SEJA PATENTE.
Atualmente, não existem tratamentos capazes de atrasar a aparição do Alzheimer nem testes de diagnóstico viáveis para detectar seus sintomas prévios. (continua...)

GALERA QUE ACOMPANHA O MEU BLOG, PRINCIPALMENTE OS PROFISSIONAIS DE MINHA ÁREA:gostaria de relatar muitas coisas sobre essa Doença, sobre muitas coisas que passa pela minha cabeça de Fisioterapeuta, mas tenho uma convicção e isso é importante escrever:
Desejo que todos os meus amigos (e que são muitos) lêem esse livro maravilhoso (ALZHEIMER - A DOENÇA DA ALMA. Autora: LAURA BOTELHO. Editora: Russell editores) , que além de relatar com clareza e com uma forma mais fácil de se compreender o que a escritora quer passar, é um livro de cabeceira e que não pode faltar nas nossas Bibliotecas.
Além da família e da sociedade terem muita, mas muita paciência com esses doentes, é preciso relatar que a compreenssão, o afeto, o carinho, o aconchego, o amor, e principalmente a ajuda de uma equipe multidisciplinar da área de saúde é de total importância. Se nós, que trabalhamos com o corpo num todo, não tivermos conhecimento sobre a Doença, ficará difícil tratá-la ou até mesmo ajudar a família que necessita de apoio. Seria muito importante se você profissional encontrar na sua vida uma pessoa com essa doença e entender o lado do paciente, sendo gentil, olhando nos olhos, explicando com muita calma a importância do tratamento.
PARABENIZO essa grande escritora que relata não só a própria doença que atacou sua famíla como também a grande coragem de informar como essa doença se infiltrou em sua famíla. Muito obrigado por fazer um livro informativo e maravilhoso.
Paulo Amorim - Fisioterapeuta (Hidroterapia).

15.4.09

Doença de Alzheimer - A doença e se impacto

Os enfermos necessitam sempre de maior habilidade no trato no dia a dia, além de muita, muita paciência. A perda da memória é de grande impacto sobre o indivíduo, familiares, instituições e comunidade. Os Portadores são extremamente instáveis e, sendo assim, a forma de se lidar com eles hoje pode não funcionar amanhã.
A deterioração do cérebro faz com que ajam de forma estranha ao seu comportamento usual. Muitos se tornam agressivos, (algumas vezes muito maus), teimosos, ingratos e desconfiados. São comportamentos que estão fora do seu controle, ou de qualquer explicação racional ou vontade própria. Perdem a capacidade de raciocinar e de julgar, o que é acompanhado de mudança de personalidade, comportamento e da perda da capacidade de cuidade de si e dos outros.
Existem muitos mitos envolvendo a doença, no entanto, sabe-se até o momento que:
* A doença de Alzheimer não é causada pelo endurecimento das artérias ou vasos sanguíneos do cérebro. A maioria dos Portadores da doença te vasos sanguíneos normais;
* Alzheimer não é uma doença mental, apesar do comprtamento similar aos pacientes psiquiátricos. Alzheimer é uma doença cerebral;
* Não é resultante de poluição do meio ambiente, algoolismo, má nutrição, mentes preguiçosas, mal instruídas ou carentes de estímulos cognitivos;
* Estimular a mente com palavras cruzadas e leitura diária não previne, nem proporciona cura;
* Não é uma doença do envelhecimento, como se pensa. É uma doença que se aproveita do envelhecimento. É perfeitamente possível envelhecer sem ter a doença de Alzheimer;
* Não é contagiosa, mas é hereditária.
Frequentemente, atinge as pessoas de meia-idade e principalmente os idosos, tendenciando aos acima de 65 anos, embora haja registro de casos em pessoas mais jovens.
Não se sabe ao certo como a doença se desenvolve. Por isso, não há como prevenir e não há cura até esse momento. Alzheimer é uma doença com sintomas associados que poderão ser controlados em ambientes seguro, com acompanhamento médico periódico, dando a essas pessoas boa qualidade de vida.
É uma doença democrática: pode afetar todo e qualquer ser humano. Não importa a raça, a posição social, o nível de escolaridade, a atividade esportiva ou o credo daquele que a adquire.(CONTINUA......)
Retirado DO LIVRO: ALZHEIMER - A DOENÇA DA ALMA. Autora: Laura Botelho - Editora: Russell editores.

8.4.09

ALZHEIMER - Algumas informações - Já já.

Galera li um livro maravilhoso sobre ALZHEIMER. Irei relatar aqui no meu blog algumas informações que irão ajudar muito as pessoas que conhece ou tem essa doença na familia. A importância desse relato vai ajudar muitas pessoas a conhecer essa doença que atinge muitas pessoas neste mundo. Um abraço e até o início dos relatos.