22.7.10

A FELICIDADE DE UMA GRANDE CONQUISTA!!!! (PACIENTE AUTISTA)

Gostaria de compartilhar com vocês o grande feito que conquistei na minha área, principalmente no que se diz respeito a FISIOTERAPIA AQUÁTICA. O fato foi e é de tão grande importãncia que comentei com a mãe de minha paciente que iria colocar esse feito e como não, uma vitória para minha carreira. Tenho a certeza que quando um profissional de minha área consegue tal feito, é a maior realização para a carreira.
Venho trabalhando a mais de 3 meses com uma menina (mulher) autista de 27 anos para começar um tratamento na área de FISIOTERAPIA AQUÁTICA. Comecei com a sua mãe na piscina achando que ela iria aceitar a entrar também, mas... engano, a dificuldade era enorme. Pois bem, aparece uma menina (mulher) na sua frente de 27 anos, com um quadro de autismo e que só conhece o próprio umbigo (relato de sua mãe). Nunca teve a chance de estar na comunidade, quero dizer, sociedade. As vezes que ela participava de algum tratamento, logo o profissional achava que não iria dar conta. Quantas e quantas vezes a mãe tentou ingressa-la em um tratamento ou terapia e não passava três a quatro sessões, já vinha o profissional comentar com a mãe que não dava para trabalhar pois ela não queria fazer nada e se fazia era do jeito dela. Lembre-se a menina (mulher) é: AUTISTA.
Comecei a conversar de vagar, com calma, tranquilidade, amor, atenção, abraços, carinhos e nada. Ela só queria uma coisa que fazia ela ficar mais tranquila e as vezes mais calma: CAFÉ. É isso mesmo, ela adora tomar café. Quer ganhar ela para fazer alguma terapia? fala para ela que vai dar-lhe café e logo ela faz tudo que é preciso; bom, até terminar o copo de café, depois, não faz mais nada.
Mas se eu dou carinho, atenção, amor, entre outras coisas, por que ela não me atendia? Bom, vamos continuar.
Cada vez que eu a chamava para entrar na piscina, era uma luta. Até mesmo ela se fragelava, como? batia no próprio rosto, nos braços, no tórax; enfim, até mesmo nas pessoas que estavam ao seu lado, principalmente em sua mãe. Quantas vezes levei tapas e biliscões!!! Mas não desistia, falava com tranquilidade e calma. Depois de muito tempo, já que ficava esperando a sua mãe na sala de espera, pois sua mãe faz tratamento terapeutico também, chamei para ela ficar comigo na piscina sentada escutando música. E não é que a menina (mulher) adora música!?! E o mais legal disso tudo é que ela adora todas as músicas dos TRIBALISTAS, e canta muito bem.
Depois de muita conversa, carinho, café, tribalistas, apanhar (e como eu apanhava), abraços, etc. Comecei a jogar ao contrário, comecei a fazer negociações, como? assim: se você entrar na piscina, vai ganhar café; se você entrar na piscina, vai poder ouvir os tribalistas; se você entrar na piscina, vai poder fazer isso ou aquilo; mas ainda não conseguia nada pois ela se sentia muito protegida pela mãe. A mãe sempre estava no lugar onde ela estava e isso fazia com que ela se sentia super protegida e ela (a menina - mulher) não gostava; ora, em todos os lugares que eu vou minha mãe esta me protegendo então não vou fazer nada e vou ficar do meu jeito.
Mas hoje (22/07/2010), pedi para a mãe não se intrometer e deixar por minha conta. Eu dizia a mãe para ela fazer o seu trabalho terapeutico na água sem dar atenção para a filha. O que aconteceu? A menina (mulher) tirou a blusa, retirou o short, pois já se encontrava de maiô por baixo e veio bem devagarzinho para beira da piscina. Pensei comigo: Meu Deus será que vai ser hoje? E foi, ela entrou dentro da piscina, me deu a mão, um beijo no rosto, me abraçou e disse: Depois você vai me dar café? e eu disse: Sim, se você ficar comigo aqui na piscina um pouquinho. Foi uma vitória maravilhosa para mim como terapeuta, foi uma alegria geral na piscina, pois todos pensavam que eu não iria conquistar esse feito. Ela (a menina - mulher) ficou comigo 35 minutos, mas esses minutos pareciam uma eternidade para mim e um instante para ela. Ela saiu com sua mãe e prometeu voltar na sessão seguinte. A minha felicidade estava estampada no meu rosto e para mim foi uma conquista maravilhosa. Ah!!! o tratamento dela? BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR, BRINCAR, SE CONHECER, SE CONHECER, PULAR, PULAR, MERGULHAR, MERGULHAR, etc, sabe porque terapeuta? Por que assim que seu paciente entra na piscina os efeitos terapeuticos da água atua imediatamente, mesmo deixando ele estático. E se você fizer ele (paciente) se mexer um pouquinho já é um ganho enorme. Estou muito feliz por essa conquista e que me fez compartilhar esse feito com vocês. Muito obrigado!!!

Um comentário:

Tereza Sobrinho disse...

Feliz os perseverantes pq serão os autores das maiores conquistas!E q/ família não se sentiria orgulhosa de tamanha humildade?? Grande Dr, grande Paulo...
Milagres ocorrem qdo o homem se permite ser humano demais!!