17.7.10

Matéria do Jornal Hoje sobre HÉRNIA DE DISCO!!!!!!


Hoje passou no Jornal Hoje (O jornal das 13:15) sobre a Hérnia de Disco. Vendo essa matéria e percebendo a necessidade de verificar qual era o material, objeto ou aparelho que o fisioterapeuta estava usando para diminuir a dor e principalmente a espasticidade do local afetado. Até aparece uma senhora e diz que já tentou de tudo e que diminuiu as dores com a técnica em que o fisioterapeuta faz uma tração (não manual, mas sim com um aparelho) e depois coloca o paciente em uma cadeira ergonomicamente correta, em que o paciente fica numa posição ventral e o terapeuta faz uma manipulação e para o final diz que a musculação (feita corretamente e com o paciente sentando confortavelmente) será para fortalecer a musculatura paravertebral, assim o paciente melhorara a postura e não terá dores incessante.

Bom, é claro que concordo plenamente com o fisioterapeuta e com a matéria do Jornal, mas o que eu não entendo é que (isso já é comprovado) esta crescendo a quantidade de pessoas que fazem musculação e aparecem com problema de Hérnia de Disco. Isso é fato, pois tenho pacientes que estavam fazendo musculação e que de uma hora para outra estava com muitas dores na parte cervical e dorsal. A musculação se não for feita com um profissional da área, competente e que sabe o que esta fazendo não vai adiantar nada, pois só vai levar para esse rumo (Hérnia de Disco). Garotos e garotas querendo chegar mais próximo do corpo perfeito e não sabem que o corpo precisa de um descanso para se recompor. E não estão nem ai para o que vai acontecer no futuro, precisam ser avisados do malefício que a musculação traz para o corpo se não tiver principalmente consciencia de que se fizerem errados só quem vai sofrer são os próprios alunos.

Existe sim vários tipos de tratamento terapeutico e não é só porque não deu certo com a senhora que deu entrevista que não vai dar certo para outras pessoas, por isso que tem que tomar cuidado com o que dizem ou passam na mídia sobre tratamento terapeutico, pois isso pode influenciar muito nas decisões da população.

Tenho pacientes que se deram muito bem no tratamento na fisioterapia Aquática e outros não, isso é normal pois cada corpo responde de várias formas. Tenho certeza que tanto a Fisioterapia Manipulativa, Fisioterapia Convencional, Pilates, Fisioterapia Aquática, RPG (Reeducação Postural Global), Fisioterapia Motora, entre outras terapias, tem sim seu valor e técnicas que respondem muito bem o tratamento de Hérnia de Disco.

O cuidado que se tem é o que esta sendo mostrado para a população com relação as técnicas e resultados que mostram na mídia sobre a área da saúde. Não é só porque aparece um senhor (a) da melhor idade fazendo uma corrida ou levantando certo tipo de peso que todos vão fazer igual. Isso já me deu dores e mais dores de cabeça, pois passa na mídia e o paciente vem no outro dia cobrar o porque que acontece aquilo ou aquilo outro com aquele senhor(a) e não acontece com ele (a)?

Muitos desses Senhores (as) que aparecem na mídia fazendo corrida, levantando peso, fazendo ginástica, Musculação, Nadando vários metros, entre outros exercícios, não começaram agora e sim já tem uma história passada ou até mesmo faziam a muito tempo com orientação de profissionais da área em que estão praticando. E de repente aparece um paciente seu, que tem problemas sérios osteomuscular e que viu a reportagem sobre aquilo que ele sempre quis fazer e vem te cobrar o porque que ele não esta do jeito daqueles que apareceram na mídia e ai? o que você vai dizer?????

Tem que ter muito cuidado no que vai mostrar sobre a área da saúde na mídia pois a população não esta preparada para separar o que pode e o que não pode fazer.

2 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente com o Dr. Amorim, pois eu sou uma pessoa que estou sofrendo com isso.
Fazem 3 meses que iniciei atividades na academia como musculação e aulas de jump (que consite em fazer exercícios em cima de uma cama elástica).
Bem ainda passei pela avaliação da Academia que constatou que eu tinha uma escoliose e disseram ainda que minha coluna iria para o lugar correto com atividades de musculação, bem como eu estava livre para fazer quaisquer atividades na Academia.
Pois bem, estou já a quase 15 dias com muitas dores, passei 3 vezes em hospitais, entre essas indas e vindas, tomei 2 injeções, tomei 2 remédios e agora estou com um terceiro que é um anti-inflamatório.
Estou tomando, mas as dores aliviaram muito pouco e amanhã irei fazer uma Ressonância Magnética com suspeita de hérnia de disco.
Eu caí nesse conto da mídia....
Eu sugiro que antes que fazer quaisquer atividade física deva procurar primeiro seu médico, cardiologista, ortopedista, fazer um chek-up total !!!!
Boa sorte a todos !!!

Anônimo disse...

Terrific post however , I was wanting to know if you could write a litte more
on this subject? I'd be very grateful if you could elaborate a little bit further. Thanks!

Here is my web blog: sian