15.4.09

Doença de Alzheimer - A doença e se impacto

Os enfermos necessitam sempre de maior habilidade no trato no dia a dia, além de muita, muita paciência. A perda da memória é de grande impacto sobre o indivíduo, familiares, instituições e comunidade. Os Portadores são extremamente instáveis e, sendo assim, a forma de se lidar com eles hoje pode não funcionar amanhã.
A deterioração do cérebro faz com que ajam de forma estranha ao seu comportamento usual. Muitos se tornam agressivos, (algumas vezes muito maus), teimosos, ingratos e desconfiados. São comportamentos que estão fora do seu controle, ou de qualquer explicação racional ou vontade própria. Perdem a capacidade de raciocinar e de julgar, o que é acompanhado de mudança de personalidade, comportamento e da perda da capacidade de cuidade de si e dos outros.
Existem muitos mitos envolvendo a doença, no entanto, sabe-se até o momento que:
* A doença de Alzheimer não é causada pelo endurecimento das artérias ou vasos sanguíneos do cérebro. A maioria dos Portadores da doença te vasos sanguíneos normais;
* Alzheimer não é uma doença mental, apesar do comprtamento similar aos pacientes psiquiátricos. Alzheimer é uma doença cerebral;
* Não é resultante de poluição do meio ambiente, algoolismo, má nutrição, mentes preguiçosas, mal instruídas ou carentes de estímulos cognitivos;
* Estimular a mente com palavras cruzadas e leitura diária não previne, nem proporciona cura;
* Não é uma doença do envelhecimento, como se pensa. É uma doença que se aproveita do envelhecimento. É perfeitamente possível envelhecer sem ter a doença de Alzheimer;
* Não é contagiosa, mas é hereditária.
Frequentemente, atinge as pessoas de meia-idade e principalmente os idosos, tendenciando aos acima de 65 anos, embora haja registro de casos em pessoas mais jovens.
Não se sabe ao certo como a doença se desenvolve. Por isso, não há como prevenir e não há cura até esse momento. Alzheimer é uma doença com sintomas associados que poderão ser controlados em ambientes seguro, com acompanhamento médico periódico, dando a essas pessoas boa qualidade de vida.
É uma doença democrática: pode afetar todo e qualquer ser humano. Não importa a raça, a posição social, o nível de escolaridade, a atividade esportiva ou o credo daquele que a adquire.(CONTINUA......)
Retirado DO LIVRO: ALZHEIMER - A DOENÇA DA ALMA. Autora: Laura Botelho - Editora: Russell editores.

Um comentário:

Laura Botelho disse...

olá Paulo,
Agradeço e fico feliz de saber que vc escolheu meu texto, entre tantos outros, para falar da Doença de Alzheimer.
Vejo que, como bom profissional de fisioterapia, se preocupa com o todo e não tão somente com a parte do Ser humano.
A mente é responsável por toda a correspondência de problemas em nosso corpo, portanto, não devemos olhar somente o joelho, as mãos, ou a coluna, mas, e principalmente, como essa pessoa está lidando com seus problemas diários.
Dores em geral é um sentimento de culpa, pesar por não atender seus mais profundos desejos. Dores no joelho é sinal que a pessoa se recusa a seguir o que tem pela frente. Pense nisso quando for cuidar de alguém e serás bem recompensado.
Ah, e o Alzheimer, como toda demência, é um jeito de "fugir" da realidade. Ela está insuportável!

Vou colocar seu link no meu BLOG do Windows Live (tenho outros)


No link "onde o livro está sendo visto" - Vc me ajuda e eu te ajudo.
Um abraço e sorria sempre. Sinta se bem. "Não deixe a peteca cair", OK?

Laura Botelho