22.9.08

A Paciência e a Hidroterapia.

Cada vez mais me surpreendo com algumas situações ou que passo, ou que vejo as pessoas passando, seja ela por dificuldades a cada segundo, minuto, horas e dias, não tendo tempo para nada, nem para se tratarem ou até mesmo deixam os tratamentos pela metade só por causa da pouca paciência que tem.
Hoje a paciência é uma virtude. Virtude essa que só algumas pessoas tem, ou seja, idosos, crianças, adolescentes, orientais, budistas, certos baianos, enfim..., paciência é uma dádiva.
O significado da palavra PACIÊNCIA é:
- capacidade para suportar dificuldades;
- impaciência;
- calma para aguentar algo que demora. Nem sempre as pessoas com que trato tem paciência.
Se você não tem paciência não comece algo que não vá cumprir; não tente iniciar um namoro, pois, ai sim você tem que ter muita paciência; não inicie um tratamento ou uma dieta que não vai dar certo e nem vai chegar ao final; pare já de fazer algo que (já te disse) não vai dar certo; não ande de carro se você não tem paciência; não vá ao banco quando esta cheio; não entre nunca em um Hospital do SUS você vai morrer de raiva; não coma nada que precise de grande esforço, você não aguenta e não vai comer.
Sabe por que estou relatando isso? você vai entender o porque.
Trabalho com hidroterapia a mais de cinco anos, já tratei muitos pacientes, alguns persistentes, outros começavam e paravam, outros nem começavam só faziam anamnese (cadastro formal), outros que iniciavam, paravam, iniciavam, paravam, outros viam a piscina e só estavam fazendo poque foi obrigados, bom, sempre acontece de alguns telefonarem e pronto, nada de aparecer.
A hidroterapia faz parte da várias especialidades que se encontra na Fisioterapia.
A hidroterapia vem mostrar que a terapia na água é de grande valor e muito significativa, pois ela abrange uma total reabilitação, preveção e cura das mais variadas patologias.
Sua duração depende da patologia a ser tratada e isso faz com que o paciente não tenha paciência em continuar. É uma reabilitação as vezes rápida ou até mesmo um pouco demorada.
E mais uma vez, quando o paciente vê que vai ter que fazer aquilo durante 10 sessões, ou duas ou três vezes por semana, o paciente já começa a olhar com outros olhos, e não vê, que a hidroterapia não é um milagre e sim uma terapia que vai melhora-lo a cada dia.
A paciência é a alma da hidroterapia (ou de qualquer outro tratamento); sem a paciência você não consegue terminar as sessões, não consegue tornar uma terapia em uma forma de tratamento e por isso não terminam e deixam o tratamento pela metade.
Nunca inicie um tratamento que não goste, ou que você acha que não vai terminar, pois, o terapeuta vai se sentir incapaz e nem sempre o profissional é o culpado, e sim, o paciente, que não teve PACIÊNCIA para terminar aquilo que começou.

Nenhum comentário: