22.4.08

HIDROTERAPIA - O Bem do Século (1ª Parte)

A cada segundo, minuto, hora, existe uma pessoa com problema físico e psicológico, tendo dificuldades no seu dia-a-dia. Esses problemas trás para as pessoas vários sintomas que dificultam nas suas AVDs (Atividades de Vida Diária) e não só afeta quem esta sofrendo como também seus familiares, amigos, companheiros de trabalho, filhos, entre outros.
Sabemos que a correria, o estresse do dia, o vai e vem do trabalho pra casa, acomete os seres humanos do mais novo ao mais velho, e os problemas são variados como, cansaço, estresse, dor, depressão, indisposição, mau humor, raiva, ódio, desinteresse pelo trabalho, etc.
Existem vários tipos de terapia e uma delas vem crescendo muito rápido nesse século e vai se expandir para muitos e muitos séculos, a Hidroterapia (Hydor – água e Therapia – cura), sendo que, o uso dessa terapia vem de muito tempo (registros indicam 2.400 a.C.).
A Hidroterapia é fundamental, não somente no aspecto curativo como também no aspecto preventivo, sendo que nesse segundo aspecto é o mais significante para todo o ser humano.
Um dos efeitos terapêutico da Hidroterapia é o relaxamento e esse efeito alivia a tensão muscular, a ansiedade, o estresse e a dor.
O relaxamento é mais comumente definido como um esforço consciente para eliminar tensão nos músculos, a ansiedade, o estresse a dor. A água aquecida de uma piscina trás par o corpo um conforto primordial, pois, a sua contra indicação não é tão significante e também não trás nenhum desconforto para o corpo causando qualquer tipo de lesão.
As atividades de relaxamento podem incluir os exercícios de respiração profunda combinados com flutuação em supino (Com o dorso para baixo), suspensão vertical em água profunda ou qualquer atividade ou posição corporal que diminua a tensão muscular e dor.
O efeito calmante da água aquecida, faz com que cada pessoa, seja ela criança, adulto ou idoso, se sinta bem, dando uma sensação de prazer e liberdade.


Autor: Paulo César Gomes de Amorim – Fisioterapeuta. (20/04/2007).